Se você já esteve numa entrevista de emprego, sabe o quão difícil é estar em uma sala, conversando com uma pessoa que irá avaliar e decidir sobre o seu futuro. A reação natural é tentar se promover ao máximo, destacando todos os seus pontos positivos e, logicamente, ocultando seus defeitos. Mas você sabe exatamente o que um profissional de RH espera de um candidato a uma vaga de emprego?

O que o profissional de RH busca em uma entrevista de emprego?

Vera Lorenzo, cofundadora do Speakzz, uma loja virtual de boxes de idiomas e comportamento, aponta algumas dicas: “Hoje em dia, todos já têm um padrão para se mostrar ao recrutador. Pontualidade, unhas cortadas, cabelo bem arrumado, roupas sociais, conhecimento das técnicas necessárias para trabalhar na vaga pretendida… De fato, essas coisas são importantes. Mas o profissional de RH já está cansado de ver isso. O que ele busca encontrar numa entrevista de emprego é aquilo que torna você um profissional único no mercado e ideal para a vaga. Aquilo que só você pode oferecer”.

O que está sendo destacado aqui são suas qualidades inatas. E, para descobri-las, você precisa primeiramente refletir internamente. E ainda, as respostas não necessariamente precisam ser do âmbito profissional. O que você tem de melhor? Sabe cozinhar pratos elaborados? É sempre o líder do seu grupo de amigos? Toca mais de um instrumento? Essas respostas mostram muito sobre suas habilidades e são diferenciais importantes na hora de ser escolhido para a vaga pretendida. Isso porque, apenas com os exemplos mostrados aqui, se todas as respostas forem positivas, temos uma pessoa que desempenha suas tarefas com dedicação e capricho, possui um aprimorado domínio de habilidade interpessoal e ainda uma mente versátil, que aprende coisas sem maiores dificuldades.

Como se destacar ao RH?

Entretanto, é importante deixar claro que nunca se deve mentir ao profissional de RH: “O recrutador, geralmente, consegue saber quando alguém está mentindo. Nunca faça isso.” – alerta Vera – “Seja honesto, caso seja perguntado sobre alguma habilidade que você não domina. E, se possível, ainda vá além, diga que vai buscar conhecimento para dominar tal coisa. São essas pequenas coisas que fazem toda a diferença na hora de conseguir aquele emprego que você sempre quis. ”

E se, mesmo depois de ter feito todo essa reflexão e ter se apresentado de forma honesta, você for contratado? Primeiramente, não se desespere. Se isso aconteceu, se deve apenas ao fato de a vaga não ser a ideal para você. A culpa não é sua. Tente observar o que poderia ter sido acrescentado ou evitado, para ser ainda melhor numa segunda chance. Lembre-se de que cada profissional de RH e cada oportunidade de emprego buscam destacar pontos distintos dos candidatos.

Ou seja, busque focar nos seus objetivos, entender quais são os seus pontos positivos e como você pode aplicá-los na profissão pretendida. Se você conseguir isso, as chances de ser contratado aumentam e muito. Afinal, é isso o que um profissional de RH procura saber de você.