Hosting: o que é

Você tem uma micro ou pequena empresa? Se você possui uma das mais de 8 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil, você já deve estar ciente que a informatização do seu negócio é de grande importância para o seu pleno funcionamento. E para passar seu empreendimento ao mundo digital, onde seus possíveis clientes podem te encontrar a qualquer momento, é preciso contar com um serviço especial para colocar e manter o seu site no ar. Isso é o hosting. Mas você sabe qual é a sua utilidade?

Para que serve o hosting?

Lucas Lima, representante da NettMais, empresa de serviços de internet residenciais e empresariais, explica que a utilidade do hosting é hospedar o site da empresa na internet: “Hosting significa hospedagem. Ou seja, tornar o seu site disponível em algum lugar da internet, o que é primordial para uma empresa que deseje entrar no mundo digital.”

O que muitas pessoas podem confundir é a utilidade do hosting em relação a uma outra necessidade para se ter um site disponível na rede de forma profissional. Lucas explica: “Muitos acham que hosting é dar um endereço ao site. Na verdade, isso é outra ação, é o domínio. Para ilustrar bem, é como se a hospedagem fosse o terreno da loja e o domínio fosse o endereço dela. Um endereço fácil de chegar ajuda para que os clientes consigam acessar a sua loja, mas de nada adianta se o terreno não for preparado para suportar tudo o que a sua loja precisa.”

Minha empresa precisa de hosting?

Segundo Lucas, “se você não está no mundo digital, você não é ninguém. Todos estão na internet, seja em sites de notícias, blogs e redes sociais. Se a sua empresa não possuir uma página própria, onde os seus clientes em potencial possam te encontrar, você perde muitas oportunidades de vendas ou contratos.”

Portanto, se sua empresa ainda não possui um site (ou possui, mas não o leva tão a sério), pense duas vezes. Pense no quanto se pode fazer em um site corporativo, com vídeos, imagens sobre sua empresa, publicações contextualizadas. E, para isso, você vai precisar de um bom plano de hosting, que lhe permita armazenar tudo o que a sua criatividade permitir. Pense no quanto a sua empresa pode ganhar com isso!