Empresas que querem se manter competitivas devem se antecipar à concorrência. Consumidores, como mostram pesquisas, estão sempre ligados em busca de novidades, por isso, o radar empresarial deve estar sempre muito bem calibrado.

O Jornalismo Colaborativo chamou Frederico Lima, da EQG Consultoria Empresarial, para dar orientações que podem ser bastante úteis para quem quer empreender ou mesmo mudar os rumos do seu negócio. Contar com profissionais especializados é sempre o melhor caminho, principalmente se o assunto é consultoria empresarial.

Não tente alcançar seu concorrente

Para Frederico, se seu concorrente estiver na sua frente, o caminho é fazer algo diferente dele e não imitá-lo. Trace um novo rumo para seus objetivos para que novas portas se abram, mantendo sempre o foco na gestão de processos internos e nos métodos de controle de gestão.

Enquanto você estiver tentando alcançar seu concorrente, é sinal de que ele sabe mais do que você. Por isso, seja criativo e busque novos caminhos, sempre com planejamento, para que as surpresas sejam positivas. A meta é sempre avançar e não correr atrás.

Tenha sempre uma alternativa

Se você quer continuar comandando o seu negócio, tenha sempre uma alternativa para cada decisão que você tomar. A cada decisão, leve em consideração a possibilidade desse não ser o melhor caminho, e assim que perceber, faça a mudança de rumo. O importante é você pensar além do óbvio, tendo sempre uma possibilidade de se corrigir, afinal, quem não tem alternativa vai ficar para sempre refém de seu destino.

Rapidez na inovação é o que importa

O caminho para se manter no jogo dos negócios é a inovação. Busque um diferencial, procurando oferecer algo que seu concorrente não tenha, ou que ele não consiga copiar de imediato, prevenindo a concorrência desleal.

A urgência na inovação é o que há de mais importante para você se manter na frente de seu concorrente. Ou seja, é preciso ter a estratégia de um jogador de xadrez e a agilidade do jogador de videogame.

Viva na competição e na cooperação

Se não pode vencer de seu concorrente, junte-se a ele. Isso mesmo. No jogo empresarial, em alguns momentos você pode sim cooperar com seu concorrente, em outros, você vira adversário. Isso não significa o fim da competição, mas uma forma de não se isolar no mercado. Saber recuar e saber avançar é fundamental e faz toda a diferença nos negócios.