A Luta pela Desmanicomialização

Como podemos relacionar a luta de Tiradentes com a Psicologia

mm
Publicado em abril 21, 2023, 2:00 am
5 mins

Na psicologia coletiva do brasileiro, a imagem e a memória de Tiradentes ganha uma importante função no desenvolvimento cognitivo. Como um dos líderes da Inconfidência Mineira que lutou pela independência do Brasil e considerado símbolo de resistência contra a opressão, Tiradentes pode ser visto como um elemento significativo na construção da identidade nacional brasileira e a luta por justiça e pela liberdade.

O 21 de Abril, dedicado à Tiradentes é um dia que merece abrir uma conversa sobre a Desmanicomialização, política de saúde mental que tem como objetivo o fechamento progressivo dos manicômios por serviços comunitários de atenção psicossocial.

Antes da Lei da Reforma Psiquiátrica, ouvia-se dizer que a internação em um manicômio era vista como uma sentença de morte social. Sem acesso à alimentação e higiene adequados, confinados em espaços restritos e superlotados a abordagem terapêutica da época se concentrava em procedimentos invasivos que faziam uso desde eletrochoque e abuso de medicamentos, sem considerar as necessidades básicas e individuais dos pacientes.

O que se tem observado é nos setores ligados à política, parlamentares podem interferir no processo de desmanicomialização por fatores econômicos e sociais, ou ainda questões de capacitação e interesses pessoais.

Em 2019, o governo Bolsonaro editou um decreto que alterava a Política Nacional de Saúde Mental e estabelecia novas diretrizes para o tratamento de pessoas com transtornos mentais. Mal avaliado por especialistas e organizações de saúde mental, o decreto poderia levar ao retrocesso da política de desinstitucionalização.

Com a possibilidade de um retrocesso em que a principal forma de tratamento deve ser direcionada apenas aos hospitais psiquiátricos, dentre as mudanças propostas pelo decreto estavam a permissão para internação compulsória de pessoas com transtornos mentais sem prévia avaliação médica e uso ampliado de medicamentos antipsicóticos.

No atual Governo Lula o direcionamento foi no sentido de uma abordagem baseada na comunidade para a saúde mental, com prioridade na prevenção, no tratamento em ambulatórios, em unidades de acolhimento e na reintegração social de pessoas que sofrem de transtornos mentais.

Apesar da desmanicomialização ser um processo complexo e que ainda há muito trabalho para que o direito garantido de pessoas com transtornos mentais sejam respeitados e recebam o apoio adequado, no atual Governo Lula a política de saúde mental no Brasil recebe apoio e promove a dignidade humana e a justiça social, demonstrando preocupação com a necessidade de enfrentar o estigma e a discriminação em pessoas com transtornos mentais e de promover uma sociedade mais inclusiva e solidária.

Se para Tiradentes, “Inconfidência é a liberdade de pensar, sem medo e sem esperança de recompensa”, para alguém que precisa de um acolhimento psicológico adequado, a única recompensa é se livrar de um tratamento agressivo e por vezes fatal dentro de muros ortodoxos da psiquiatria que não se faz mais há muitos anos.


Fonte: Psicanálise – Psicologia Clínica, Jornalismo Colaborativo


LEIA TAMBÉM:

A tecnologia a serviço da Psicologia Clínica e da Psicanálise

Sem tempo para perder com trânsito, vagas reduzidas de estacionamento e filas de espera, pacientes cada vez mais conectados preferem adotar os tratamentos online em Psicologia Clínica.

Psicanálise para Brasileiros com Sessão Online de Psicologia Clínica

Sessões Online de Psicanálise para Brasileiros que moram e trabalham no exterior

Brasileiros que moram em outro país e entendem a importância de manter o vínculo com a cultura e a língua materna, podem optar pelo atendimento on-line de um Psicólogo Clínico.

Agende sua sessão online para atendimento em Grupo ou Casal

As sessões online de psicanálise também podem ser aplicadas em grupos ou casais e oferecem algumas vantagens como a acessibilidade, flexibilidade de horário, economia de tempo, intimidade e privacidade.

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.