Desde 1972, no dia 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente,, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

A ideia é chamar a atenção, alertando todo o público mundial e os governos de cada país para os perigos de se negligenciar a tarefa de cuidar do meio ambiente de uma forma consistente e duradoura.

Segundo Gelma Reis, engenheiro químico da empresa de consultoria ambiental no Rio de Janeiro Ética Ambiental, a escolha da data foi motivada quando teve início a primeira Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento humano, com duração d 16 dias em Estocolmo.

Tema e comemorações

Para se comemorar esse dia, os países organizam diversas atividades na intenção de envolver o maior número de pessoas possível para que todos se sintam parte do assunto e tomem partido no combate às causas que dizem respeito à preservação dos ecossistemas.

A cada ano, as Nações Unidas lançam luz sobre um tema diferente para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta é uma forma de dar ideias para os países e organizações que pretendem realizar atividades de conscientização das populações e de proteção da natureza.

O tema para o Dia do Meio Ambiente deste ano é “Estratégias para a redução e manejo dos riscos e consequências de desastres naturais.”, como incentivo para o envolvimento das pessoas, parte de pequenas e simples atividades, organizadas em grupos ou individualmente.

Ações simples para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia mundial do meio ambiente
  • Ajudar a limpar uma praia
  • Fazer algo utilizando material reciclado
  • Plantar uma árvore
  • Começar a separar o lixo de sua casa
  • Ajude alimpar um parque público
  • Comece a utilizar material reciclado

A indústria, principal atividade humana produtora de poluentes, é diretamente responsável pela degradação de biomas, principalmente a madeireira e extrativista, no caso do desmatamento da Região Amazônica, que no último ano voltou a crescer.

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

Histórias de Universitários

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Contabilidade é para você?