Preparar adequadamente um sala de cirurgia antes de realizar um procedimento tem como objetivos principais garantir máxima precisão em todas as etapas de uma cirurgia, a segurança e higiene, tanto da equipe médica quanto do paciente, e, não menos importante, evitar falhas médicas que possam comprometer a integridade física do paciente e o resultado da cirurgia.

Dados do STF – Supremo Tribunal Federal – de 2012 dão conta de que o número de denúncias de erros médicos subiu em 52% em 2011 em relação ao ano anterior. Significa que em 2010 as denúncias formalizadas totalizavam 261, saltando para 367 no ano seguinte. Entre diversas causas apontadas para o aumento nas ocorrências estão a preparação insuficiente dos estudantes, más condições de trabalho, jornadas de trabalho pesadas para médicos e enfermeiros e falta de comunicação nos centros cirúrgicos.

O médico Eduardo Gutierrez, da Axiste, empresa de materiais cirúrgicos, enfatiza “em alguns casos, percebemos que há falhas em uma etapa relativamente simples da cirurgia, a preparação da sala. Por exemplo, casos em que o cirurgião sutura o paciente com algum instrumento no interior de um de seus órgãos poderiam ser evitados caso a organização da mesa cirúrgica estivesse correta. São detalhes que podem fazer a diferença, e evitar que um procedimento visando salvar vidas se torne um problema”.

Higiene e organização são imprescindíveis

Preparação da sala de cirurgia

O primeiro passo para uma cirurgia bem sucedida é a higienização de todo o ambiente onde o procedimento será executado. Devem ser higienizados diariamente, piso, paredes, janelas, aparelhos de ar condicionado e todos os componentes fixos da sala de cirurgia.

A limpeza diária deve priorizar a retirada completa de poeira da sala, e deve incluir limpeza e assepsia na mesa de cirurgia, desinfecção de mobília e utensílios e limpeza de recipientes.

A correta organização dos materiais e sua disposição na mesa de instrumentação é outro fator que deve ser rigorosamente observado. A arrumação deverá priorizar a ordem de utilização dos instrumentos, e pode variar de acordo com o procedimento a ser feito. Caberá ao cirurgião e enfermeira responsáveis pela equipe orientar sobre todas as etapas, e fiscalizar o cumprimento das tarefas e se a sala está pronta para o início da cirurgia.