Se você sonha com uma horta, mas mora em apartamento ou espaços reduzidos e não tem tempo, não precisa mais se preocupar. Já é possível cultivar facilmente temperos, leguminosas e hortaliças saudáveis em qualquer local, independentemente da estrutura.
Para pessoas que moram em casas que não têm quintal grande, ou em apartamentos pequenos, jardineiras e vasos são os locais perfeitos para uma horta. “Com cuidados simples e certa incidência diária de sol, em pouco tempo é possível colher hortaliças, temperos fresquinhos e até legumes orgânicos, livres de agrotóxico. E, o melhor, tudo produzido dentro de casa”, afirma a paisagista Mônica Leão, da Bem Verde Horta e Jardim.
“Fazer uma horta é algo agradável e relaxante, que proporciona bem-estar incrível. É muito gostoso você plantar o que você vai comer. As pessoas estão cada vez mais em busca de contato com a natureza, o que induz a uma vida mais saudável”, garante a paisagista.
Quatro dicas básicas para uma horta bem cuidada
- Quatro horas de sol por dia;
- Fazer a irrigação diária, uma vez por dia.
- Saber colher da forma correta e prestar a atenção no corte que é feito na hora da colheita;
- Ficar atento na adubação da terra e fazer sempre reposição de mudas.
A recomendação dos especialistas é começar com temperos como salsa, cebolinha, alecrim e hortelã, que podem ser plantados em vasos, ou seguir uma linha sustentável, e usar garrafas pet. Outra dica para que a horta seja sempre orgânica é prestar atenção à procedência da semente.
“O grande desafio é dar atenção para procedência do material usado. Por mais que se tenha atitudes sustentáveis, nem todas as empresas cumprem com esses princípios e o produto final fica contaminado”, afirma Gelma Reis, sócio fundador da Ética Ambiental.
“Na hora de começar uma horta doméstica, muitas pessoas não se preocupam com a qualidade das sementes. Muitas vezes essas encontradas à venda contém veneno. É preciso comprar sementes orgânicas, livre de agrotóxicos, para uma colheita saudável”, alerta Mônica.