São elas que sustentam o peso e articulam o movimento dos amortecedores. Afinal, o carro depende de uma articulação das peças da suspensão para manter-se íntegro no equilíbrio e nas respostas. Elementos como estabilidade e dinâmica das respostas aerodinâmicas dependem diretamente da atuação do conjunto mola amortecedores. Eles são responsáveis pelo deslocamento de peso de todo o chassi.

As molas devem ser substituídas no momento em que não forem mais capazes de controlar com precisão o deslocamento do peso sobre a estrutura. Ela deve conter os impactos, atuando junto com o amortecedor, bem como sustentando o peso em cima de sua estrutura própria para dar altura do carro.

Amortecedor deve ser avaliado na troca

Na hora da troca das molas, é preciso avaliar a capacidade da atuação do amortecedor automotivo. Caso a peça não tenha mais a condição de fazer seu trabalho, há grandes chances de haver uma sobrecarga nas molas, abreviando sua vida útil. Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, centro automotivo no Rio de Janeiro, fala sobre a necessidade de avaliação: “É muito comum que a suspensão seja avaliada, mas a mola seja colocada de lado. Não tem como esquecer! A mola tem vida útil e quando chega a hora ela prejudica todo o sistema de suspensão sobrecarregando as peças”.

A troca deve ser feita aos pares, da mesma forma que é feito com os amortecedores, sendo ainda mais coerente fazer a troca de todas as peças. Assim, o comportamento fica mais equilibrado, reduzindo o desgaste acelerado. Afinal, quando uma peça está desgastada e a outra é nova, é comum que a nova transfira a antiga uma carga maior que a suportável. Procure agora mesmo uma loja de suspensão automotiva e faça a avaliação e possível troca das molas da suspensão do seu carro e evite problemas futuros!