Para que o local de trabalho seja harmônico e produtivo é fundamental o bom relacionamento entre as equipes. Uma pesquisa realizada pela Catho Online aponta que os profissionais têm como principal fator de motivação no trabalho o bom relacionamento com os colegas.
A pesquisa mostra também alguns cuidados a serem observados, para manter o bom relacionamento entre todos, pois a comunicação entre os que trabalham dentro da empresa, se dá de forma subconsciente e reativa, sendo assim, você pode estar passando sinais sem perceber.
Os estudos apontam ainda que outros fatores, como benefícios e remuneração, também são importantes para o bom andamento dos funcionários na empresa, mas isso geralmente não influencia no dia a dia do ambiente corporativo.
O que determina uma boa interação
O local de trabalho
Trabalhar num local agradável é imprescindível, mas é preciso a colaboração de todos. A empresa precisa acreditar nisso e a partir desse entendimento começar a se preocupar, planejar e se for necessário, readaptar-se a algumas questões, como a flexibilização de horários, o respeito às pessoas e também o investimento no funcionário que vai dar um retorno maior.
O convívio entre os funcionários
Não há nada melhor que trabalhar em um ambiente com pessoas agradáveis, afinal, os profissionais convivem entre oito e dez horas por dia dentro das organizações. Essa harmonia precisa ser entre todos, independente dos cargos que ocupem. As pessoas muitas vezes são desmotivadas não por conta do trabalho em si, mas pelo ambiente em que elas estão convivendo, o que reduz, consideravelmente, a sua produtividade.
Nível hierárquico
Ao se tratar de nível hierárquico dentro das empresas, segundo pesquisas, quem está mais satisfeito com o trabalho são os gerentes e os diretores, mesmo submetidos a grande estresse. No entanto, nos níveis mais baixos, há um grau muito maior de insatisfação, como os analistas, assistentes e auxiliares, por exemplo. Por outro lado, os estagiários são os menos estressados, já que têm menos responsabilidades.
Precauções e cuidados
Para a EQG Consultoria Empresarial, é muito importante estar atento ao nível de estresse dos funcionários, pois os efeitos negativos em longo prazo são imprevisíveis.
Se por um lado há pessoas que se motivam e se dedicam ainda mais ao trabalhar sob pressão, há pessoas que não suportam muita cobrança. Ainda segundo a Consultoria, trabalhar sob pressão faz parte natural do trabalho, mas deve-se ter cuidado com os excessos. Na dúvida, a melhor opção é manter um ambiente tranquilo e saudável.