Grupo de mulheres em aula de pilates | Os benefícios do pilates
Você já deve ter ouvido falar muito sobre o pilates: que ele foi criado com o objetivo de unir o corpo e a mente, que é uma forma de exercitar os músculos sem grandes impactos, que é um santo remédio para problemas na coluna, etc.

De acordo com o Dr. Alexandre Reisswitz, fisioterapeuta da Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, “O pilates traz diversos outros benefícios ao praticante, além de ser uma boa alternativa para melhorar dores na coluna”. Os benefícios incluem:

Concentração

As aulas de pilates são feitas individualmente, em estúdios sem música, e a respiração é parte fundamental de todos os exercícios.

Equilíbrio e precisão

O maior foco do pilates é fortalecer o abdômen e a coluna, o “power house” do corpo. O fortalecimento dessa região garante a estabilização do tronco e o alinhamento do corpo.

Alívio de dores

”Alunos com hérnias de disco ou outras condições que causam dores nas costas encontram um grande avanço com a prática do pilates, porque a atividade promove a correta contração da musculatura estabilizadora”, ressalta o especialista.

Fortalecimento da musculatura

Homens costumam olhar torto para o pilates porque os exercícios são feitos quase que exclusivamente com o peso do próprio corpo, mas o que poucos sabem é que trabalham um conjunto de músculos muito maior que um treino de academia. Além disso, a grande maioria dos exercícios são focados na região central do corpo, ajudando a alcançar o tão sonhado tanquinho.

Correção de postura

Por causa do vício em computadores e smartphones, cada vez mais cedo as pessoas estão sofrendo com dores nas costas. Para que essas dores não evoluam para patologias mais graves, o pilates promove exercícios de reabilitação.

Combate ao estresse

Como os exercícios são focados na respiração e no equilíbrio entre mente e corpo, ele ajuda a aliviar o estresse causado por um dia agitado e ajuda o aluno a se acalmar.

Melhora o desempenho na corrida

Além da reeducação respiratória, o pilates também ajuda corredores com exercícios focados no equilíbrio e no alinhamento do corpo.