Até pouco tempo atrás, a única maneira de se conseguir uma vaga numa universidade pública era através dos vestibulares. Mas, desde 2009, várias instituições de ensino superior optam por oferecer suas vagas através do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, que é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC.

Este ano foram cadastradas vagas para mais de 100 instituições espalhadas por todo o país em diversos cursos.

Para se inscrever, você precisa ter feito o ENEM no ano anterior e não pode ter zerado a redação. E é muito simples, basta acessar o link http://sisualuno.mec.gov.br/ , colocar seu número de inscrição e senha do ENEM e escolher duas opções, por ordem de preferência, entre os cursos oferecidos no sistema.

Os candidatos são classificados por suas notas no ENEM, mas cada instituição pode definir pesos diferentes para cada matéria do teste, dependendo do curso. Dois candidatos para um curso de Medicina, por exemplo, podem ter uma mesma média geral e um deles estar mais bem colocado se a universidade escolhida der um peso maior às questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Também é possível que um candidato tenha notas diferentes para um mesmo curso em diferentes instituições, dependendo dos critérios de avaliação de cada uma.

Caso seja selecionado em sua primeira opção de curso, faça a matrícula, ou terá que tentar novamente no ano seguinte. Já, se se classificou para sua segunda opção, pode entrar na lista de espera para o curso da primeira opção, mesmo que já tenha se matriculado. E, se não se classificou em nenhuma das duas opções, não se desespere! Acesse seu boletim na página do SiSU e se inscreva na lista, mas fique atento ao prazo de inscrição.

Aproveite essa oportunidade, o SiSU está aí para facilitar seu acesso ao ensino superior, faça o ENEM e se inscreva.

E se tiver alguma dúvida, acesse http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas, lá tem todas as informações que possa precisar!

 Blog do Quero Bolsa