O “Arco da Inovação” e sua simbologia

Publicado em abril 26, 2020, 5:57 pm
2 mins

Enfim chega o momento esperado. Dia 24 de abril, data em que a “Ponte Estaiada – Juana Blanco”, o “Arco da Inovação”, começa a ser utilizada por milhares de joseenses que sofreram nos últimos anos com o tráfego pesado na região da rotatória das Avenidas São João com a Dr. Eduardo Cury, e perderam importantes minutos em seus trajetos, de idas e vindas, para trabalhar e estudar.

Além de cumprir com a sua função de destravar o trânsito, o Arco da Inovação homenageia a cidade dinâmica, habitada por mais de 700 mil pessoas, com seu design moderno, simpático, e como o próprio nome diz, inovador. É a primeira ponte no país neste formato, em arco e curva. A decisão ainda gera economia, pois por métodos convencionais de engenharia seriam necessários pelo menos 240 metros a mais de construção na sua extensão. Vale ressaltar, que os ganhos ambientais também se fazem presentes, uma vez que com o deslocamento dos veículos, haverá a diminuição de emissão de poluentes no ar.

Faz-se necessário sair da estática e modernizar, criar o que antes não havia, obedecendo a criatividade e intuição (características sui generis de nós, seres humanos) para materializar o abstrato.

Ao longo da história notamos que as Administrações Públicas acabaram sendo “simbolizadas” pelo que de melhor realizaram seus administradores. Méritos do multifacetado prefeito Felício Ramuth, que com muita coragem levou adiante o projeto, e legará para a cidade, mais que um símbolo de uma gestão, o ”Arco da Inovação” será o símbolo de São José dos Campos, e de uma era!

Assaad Junior

O “Arco da Inovação” e sua simbologia

por Georges Salim Assaad Junior
Advogado em São José dos Campos/SP


Fonte: Vale SJC