Benefícios de aprender outro idioma na infância
É fato que quanto mais cedo se aprende uma segunda língua, mais rápido e fácil a aquisição da mesma se torna.
Vejamos alguns benefícios sobre o assunto:
Melhora na fala e na articulação
Os movimentos feitos pela criança para produzir sons diferentes da língua materna, ajudam na maturação dos músculos faciais. Por essa razão que se diz quanto mais cedo for introduzido um segundo idioma melhor será a pronúncia.
Aumento na percepção auditiva
Quando os pequenos ouvem uma segunda língua, eles apresentam uma melhor compreensão oral, pois há um estímulo nos caminhos do córtex auditivo.
Estímulo do cérebro
O período compreendido da primeira infância é propício para que as crianças recebam outros estímulos, como fixar sons e novas palavras.
Auxilio na estruturação do ato de pensar
Adquirir uma segunda língua é um novo caminho para se aprender novos conceitos. Conforme a teoria sócio-cultural, os processos cognitivos dão-se pela linguagem, e sua utilização social permitem a organização do pensamento.
Aprendizado de forma natural
Quando motivada a criança assimila um segundo idioma de forma natural, ou seja, sem pressões. Assim, por meio de uma metodologia adequada para cada faixa etária, ela vivencia o aprendizado de forma prazerosa.
Além desses benefícios existem vários outros, como: Aprender sobre as diferenças culturais, autoconhecimento, facilidade de comunicação com o mundo exterior, aprimoramento da língua materna etc..
Mediante tantos motivos que reforçam e que só trazem vantagens para a vida das crianças, o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU, preparou um espaço adequado, confortável e com profissionais altamente preparados para o acompanhamento desse processo de desenvolvimento da aquisição de uma segunda língua.
Fonte: Jornalismo Colaborativo