Os especialistas são unânimes em afirmar que, ao realizar a manutenção veicular ou reparos, deve-se priorizar o uso de peças originais. Na maioria dos casos, além de apresentar melhor custo benefício, evitam contratempos futuros.

Para Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus loja de pneus no Rio de Janeiro, as peças genéricas, no geral, têm preços mais baixos, porém não compensam em longo prazo, pois a sua qualidade geralmente é baixa. Assim, quando você opta pelo uso das peças originais, vai conseguir economizar nos gastos com manutenção e de reposição, pois as originais duram mais tempo e contam ainda com a garantia de fábrica.

Esses não são os únicos benefícios que as peças originais trazem para os proprietários de automóveis. “Elas possuem excelente qualidade e durabilidade, demandando menos frequência na manutenção”

Os benefícios das peças originais no carro

A performance do automóvel é consideravelmente melhorada com o uso de peças originais. Garantindo uma direção mais segura e consistente, diminui as chances de que algum imprevisto de trânsito ocorra por mau funcionamento das peças.

As garantias nas peças originais é outra vantagem comparativa que as destacam perante as peças de outras marcas, aumentando a vida útil do carro e preservando, inclusive, outros componentes do motor. Como têm garantia de fábrica, o dono do veículo conta com assistência técnica autorizada, e até na hora de fazer a cotação do seguro ter peças originais pode fazer a diferença.

Ainda segundo Danilo Vasconcelos, outro fator importante é a valorização do automóvel, que pesa a favor na hora de fechar negócio. Peças como bomba d’água, de combustível, alternadores e componentes eletrônicos devem ser originais, pois afetam diretamente o funcionamento de outras partes do motor. Já peças como filtros de ar, parabrisas, limpadores e retrovisores, por serem acessórios, podem ser de fabricação diversa, desde suas marcas tenham reputação comprovada e o fabricante ofereça garantia.