Rodas de liga leve são um verdadeiro sonho de consumo para amantes de automóveis. O principal motivo, certamente, é a beleza proporcionada pela peça, que, apesar disso, não deve ser encarada como decorativa. Por isso mesmo é que a manutenção das rodas deve ser pensada com seriedade pelos motoristas. Afinal, estamos falando de um item fundamental.

Os buracos aos quais são submetidos os carros, principalmente no Rio de Janeiro, podem transformar a aquisição em dinheiro perdido. Afinal, rodas de liga leve amassam, empenam e podem até mesmo rachar. Danilo Vasconcelos, CEO da Dinamicar Pneus, loja especializada em manutenção automotiva e conserto de rodas, fala sobre essa questão: “O grande ponto a ser explicado é que rodas amassadas e empenadas têm conserto. Isso evita que os pneus esvaziem por um ponto irregular ou mesmo que o carro perca o balanceamento”.

Roda desbalanceada provoca desgaste acentuados nos pneus!

Um dos piores erros que podem ser cometidos por um motorista é deixar seu automóvel com as rodas desbalanceadas. Além de ser prejudicial para a segurança, já que a trepidação reduz a firmeza, o carro terá maior propensão a gastar os pneus. Quando uma roda está danificada, uma das principais consequências é comprometer essa questão.

É preciso, entretanto, avaliar a possibilidade do conserto da roda

Em alguns casos, o conserto das rodas é inviável. Isso acontece devido à possibilidade de dano estrutural à peça, quando há um problema como rachadura ou outro comprometimento estrutural que inviabiliza o processo de reparo. A melhor alternativa é procurar uma loja especializada em pneus e rodas para avaliar o dano, mantendo a segurança do uso do seu carro.