Nesse inverno com muita cara de verão ao qual os brasileiros, em especial os cariocas, aprenderam a viver, o ar-condicionado do seu carro passou a ser um item fundamental o ano inteiro. Por isso, seu funcionamento não pode ser comprometido de maneira alguma. Deixar um conserto nessa parte tão importante do carro para depois pode não ser a decisão correta, uma vez que quando o equipamento para de funcionar, ele vai se degradando mais e mais. Mas você sabe o por que de algumas perdas de eficiência do seu aparelho?
Quando o ar quente mistura com o ar frio
Quase todos os aparelhos de ar-condicionado automotivos têm a função aquecedor. Ao inverter a chave de temperatura no painel, você libera o fluxo do líquido de arrefecimento que, durante a operação do motor, é quente. Esse produto passa a circular por um mini-radiador dentro do painel que faz o aquecimento do ar gerado pelo ventilador interno. É muito comum a válvula que separa ar quente do ar frio perder a capacidade de vedação e assim, misturar o ar quente durante a operação do ar- condicionado.
Para consertar, muitos modificam o caminho do arrefecimento e retiram a passagem para dentro do carro. É uma solução, mas inativa o aquecedor. O ideal é promover a substituição da válvula que separa os dutos.
Quando o compressor gira, mas não há resfriamento total
Identificado que não há mistura de ar quente, o que poderia haver com o aparelho, se ao acionar o botão o compressor aparentemente funciona? Você deve observar então:
- Taxa de compressão – se o compressor não tiver na sua média de fábrica, o ar não irá gelar totalmente. Isso significa que há algum dano ao rolamento, ou ainda na embreagem eletromagnética.
- Eletroventilador do condensador com baixa rotação – uma vez acionado o ar, o condensador passa a receber alta-pressão que vira calor. Para isso, há um eletroventilador que reduz a pressão. Se a rotação cai ou ela para, o ar vai gelar menos e pode ainda comprometer o compressor.
- Válvula de expansão com problemas – quando essa peça que separa o ambiente externo do sistema do ambiente interno dá problemas, o gás não chega totalmente ao evaporador, onde há o congelamento das serpentinas para o resfriamento do habitáculo, onde ficam os passageiros. É fundamental verificá-la.
O sistema é muito sensível deve contar com o proprietário para ter um funcionamento adequado. Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, aconselha seus clientes “sempre que alguém vai fazer algum serviço e comenta sobre o sistema de ar eu falo que é fundamental usá-lo. Muitos esquecem dele no inverno já que nesse período não costumam usar. Ai quando vão ligar, simplesmente não funciona, está tudo desgastado e sem uso”.