Nas rodovias e estradas, a condição do asfalto abrasivo passa geralmente despercebida, mas trata-se de um tema relacionado à segurança e conforto para o motorista. Nesse sentido, o selante asfáltico é fundamental quando avaliam-se as condições de rolagem de uma pista. A abrasividade do asfalto, portanto, está relacionada diretamente ao conforto e segurança ao dirigir.

O significado do termo abrasivo pode ser ambíguo, afinal está ligado a atrito e desgaste, aparentemente. Entretanto, quanto maior a abrasividade, maior será o contato com o pavimento, gerando assim aderência. Para isso, a qualidade do material utilizado e o método de aplicação fazem diferença. Outro fator que influencia é a temperatura ambiente por isso, faz-se necessária avaliação criteriosa por especialistas, que definem qual selante será empregado de acordo com as necessidades e condições do ambiente.

Mais abrasividade é igual a maior aderência

asfalto abrasivo

O aumento da aderência sofre variações, por isso a qualidade do pavimento é tão importante. influindo na segurança do tráfego. Intempéries como chuvas, granizo, neve, ventos que carreiam para as pistas areia de praia são fatores que podem comprometer a aderência à pista, e, consequentemente, a segurança de motoristas e passageiros.

Controle da velocidade aumenta a aderência e reduz gastos

A aderência tem também ligação direta com a velocidade que o motorista imprime, e quanto mais veloz, menor será a aderência, que acelera o desgaste dos pneus e o consumo de gasolina, além de representar um risco à segurança quando seus limites são ultrapassados. Outro fator que pode modificar os parâmetros de aderência é o estado do alinhamento e balanceamento do veículo. Carro em desalinho certamente terá menos aderência.

 

De acordo com Gregory Mâitre, da empresa de selante asfáltico Betuseal, “apenas profissionais preparados tem a compreensão de observar as necessidades e as condições para cada tipo de pista. O processo de pavimentação envolve toda uma cadeia produtiva, que vai desde a extração do petróleo até a transformação do insumo em pavimento”.