Depois de um dia cansativo, tudo que qualquer pessoa deseja é deitar, descansar e ter uma boa noite de sono. É durante a noite que o corpo repõe as energias e regulariza funções vitais para o bom funcionamento físico e mental. Um sono de qualidade, associado a outras boas práticas, como exercícios físicos e alimentação saudável e diversificada, é essencial para uma vida longa e plena.

Assim como outras funções do corpo, o tempo de descanso vai diminuindo e passando por algumas alterações através do tempo, conforme vamos envelhecendo. É na terceira idade, por exemplo, que o sono se torna mais leve e a pessoa demora mais a pegar no sono, além de surgirem mais interrupções durante a noite.

No entanto, essas mudanças não devem ser motivo de preocupação já que estão associadas a modificações biológicas naturais do corpo humano. “É normal que uma pessoa que passou dos 65 anos tenha entre sete e nove horas de sono diariamente”, aponta Vivian Cardoso, representante da Euro Colchões, que firmou parceria com o Sleep To Live Institute, que se dedica a pesquisar e divulgar informações sobre a saúde do sono e é referência mundial no assunto.

Segundo a representante da Euro Colchões, essas mudanças se devem às alterações nas taxas de melatonina, hormônio responsável pela regularização do sono e que tem seu pico máximo de produção no ser humano aos três anos de idade. Com o envelhecimento, as taxas desse hormônio vão decrescendo. “O idoso precisa ter uma boa noite de sono, mesmo com a diminuição das taxas de melatonina. Já que é mais importante a qualidade que a quantidade das horas de sono”, explica Vivian Cardoso. Para isso, é importante seguir algumas dicas para que o descanso durante a noite seja o mais tranquilo possível.

Dicas para dormir melhor na terceira idade

A primeira é evitar consumir bebidas alcoólicas e que contenham cafeína, pelo menos quatro horas antes de deitar, já que podem atrapalhar a noite de sono. Outra boa dica é comer alimentos leves até três horas antes de ir para a cama. Manter uma rotina também é importante, dormir e acordar sempre na mesma hora também ajuda a regular melhor o sono.

Para quem gosta de dormir mais aos finais de semana, o aconselhado é que passe apenas 30 minutos do horário estabelecido. Se você tem um parente que está na melhor idade ajude ele a ter uma boa noite de sono. Invista da sua saúde, siga nossas dicas e tenha uma boa noite de sono.