A caixa de gordura é uma peça fundamental em empresas, principalmente as que mexem com resíduos sólidos, como restaurantes e indústrias. A sua manutenção requer prevenção e periodicidade. Eventuais problemas nesse equipamento podem causar transtornos como transbordamento de resíduos que causam extremo mau cheiro e podem até contaminar o ambiente.
Você sabe quais as principais características de uma caixa de gordura suja?
Para quem não está acostumado a lidar, os problemas inerentes a essa peça podem não ser muitos familiares. A caixa de gordura pode ser retangular ou cilíndrica e possuir as seguintes características, quando não está com a limpeza em dia:
- Entupimento de canos de vários tamanhos
- Cheiro extremamente forte
- Transbordo de dejetos
- Ocorrência de vetores (ratos e baratas) acima do normal
- Alagamentos por chuva, já que a água não encontra caminho para escoamento
- Refluxo de efluentes para os locais de origem como pias, por exemplo
- Aumento do risco de doenças
Prefira empresas especializadas para a manuteção
Quem já teve qualquer problema sabe que é fundamental ter uma empresa especializada para a realização do trabalho. Val Guimarães, da Mex Brasil, empresa de terceirização de serviços de limpeza, enfatiza que a manutenção é a chave do sucesso “Empresas que não esperam o problema se mostrar como ele realmente é, gastam menos dinheiro de tem melhores resultados no geral. Deixar uma caixa de gordura entupir pode ser grande dano à imagem da empresa, principalmente se a limpeza for exigência regulada por lei, como é o caso dos restaurantes.”
Em muitos locais, a caixa de gordura fica na passagem de clientes e colaboradores, o que ressalta a necessidade de uma boa gestão de manutenção. É muito claro que locais que ignoram tal condição tem enormes chances de perderem vendas e arranhar a sua imagem de forma irreversível. A manutenção preventiva, no caso das caixas de gordura, representa não apenas um procedimento de higiene e limpeza, mas um cuidado fundamental para a continuidade de qualquer tipo de atividade.