A temperatura do motor é um indicador de performance fundamental para controle das funções de um automóvel e sua elevação anormal pode causar danos significativos ao motor do carro. De certa forma, as altas temperaturas são extremamente prejudiciais e pode causar danos irreversíveis a algumas partes do carro como o ar-condicionado, por exemplo, que quando exposto ao superaquecimento, tem o compressor danificado pela alta pressão do gás refrigerante.
Evitar o aquecimento excessivo, entretanto, não significa que os automóveis devam funcionar a frio. Pelo contrário, o acionamento do motor de forma abrupta, ainda frio – abaixo dos 20 graus – pode ser igualmente prejudicial ao motor.

Peças metálicas se dilatam com calor

Medidor de temperatura do motor

Ao dar partida num carro frio, o motor está girando em marcha lenta, com um pequeno acréscimo, em carros regulados, para que esta máquina atinja uma temperatura de operação rapidamente. Entretanto, essa rotação jamais irá superar muito mais de 1100 RPM. Quando o carro está frio, peças como o pistão também estão frias. Isso significa que ela está menor do que quando o carro atingir sua temperatura correta. Sendo assim, quando o carro está frio, não há total vedação das partes do motor, o que gera atrito e a longo prazo, acarretará no aparecimento de valetas no cilindro.
Além disso, o óleo do motor tem sua operação normalizada também na temperatura de trabalho. Isso significa que o carro frio não tem a mesma lubrificação. Exigir grandes rotações quando frio é reduzir e muito a vida útil do motor. Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, afirma que é muito comum danos graves por erros continuados “muitos acreditam que um motor só quebra se superaquecer ou ficar sem óleo. Mas quem já abriu um motor, sabe da delicadeza da operação e que se trata de uma peça minuciosa que precisa ser bem cuidada em todas as fases de operação”, afirma.
Evite danos ao seu carro, mantendo o costume de ler o manual do fabricante. Dessa maneira, você não irá perder tempo e dinheiro, principalmente em consertar danos perfeitamente evitáveis.