Construindo Cidadania

O autor é Roberto Ravagnani, palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário como palhaço hospitalar há 18 anos, fundador da ONG Canto Cidadão, consultor associado para o voluntariado da GIA Consultores para América Latina, sócio da empresa de consultoria Comunidea e curador do site www.varejoconsciente.com.br /  www.robertoavagnani.com.br

Como conseguir cidadãos mais engajados?

O desejo maior de nossa sociedade é ter cidadãos mais engajados e preocupados com que está a nossa volta.

Pode parecer pouco, mas se cada um se preocupasse com o seu pequeno território, teríamos um mundo muito melhor, mas a preocupação com as coisas distantes nos dispersa e faz com que não tenhamos foco em nossas ações de cidadania.

Não estou aqui criticando quem faça ações longe de sua cidade ou até mesmo seu país, mas é um alerta, pois temos muita coisa para fazer em um raio muito curto de onde vivemos.

Certamente muito próximo a você tem pessoas com dificuldade de aprendizagem, com problemas de saúde, com falta de informação, com falta de moradia, de roupa, de comida, etc.

Tenho certeza que uma leve garimpada, você encontrará ao seu lado todas as mazelas que afligem o mundo, migração, desnutrição, desigualdade de gênero, violência contra a mulher e crianças.

Sua atitude poderá fazer muita diferença na vida de muitas pessoas e posso te falar uma coisa, se fizer a diferença na vida de uma única pessoa já terá valido o trabalho.

Mas como engajarmos mais as pessoas? É uma pergunta simples para uma resposta bem complexa e sem uma receita infalível, mas tenho certeza que se começarmos com ela poderemos ter muito sucesso:

  • Educação é a base de tudo, portanto a escola tem um papel fundamental em formar melhores cidadãos, e não é cantando o hino nacional que fazemos esta formação, é com uma escola inclusiva, uma escola que mostra a realidade de nosso país e ostra as forma de atuarmos como cidadãos desprovidos de uma bandeira política partidária para isso.
  • O fortalecimento do vinculo familiar, pois é a família que forma moralmente o jovem e não a escola. A família tem que voltar a ser empoderada para passar valores para os jovens e com esta formação eles poderão voltar a perceber seu entorno e ver as diferenças existentes.
  • Os governantes têm que começar a dar exemplos de boa conduta, aqui não falo só da questão da corrupção que temos visto, mas da conduta de levar conhecimento sobre o papel do cidadão e das possibilidades que este pode ter para ajudar a sociedade.
  • As OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) antigas ONG’s, tem que se mostrar mais transparentes e prontas para receber este cidadão com possibilidades de fazer a diferença no seu entorno.
  • E a mídia de forma geral tem que cada vez mais dar espaço para falar sobre o assunto e mostrar que o bem pode vender “jornal”, não somente o sangue. O bem faz bem para a alma, pena que não é explorado da forma que o mal é.

Portanto há muito que se fazer, convido você a se juntar a nós e comece a fazer qualquer ação, tenho certeza que será copiado e depois por outro e outro. Esta corrente só tende a crescer e com isso podemos salvar o planeta. Simples assim. #SQN. Todo começo é árduo, mas o final vale a pena. Até a próxima.