A diversidade é uma característica linda dos seres humanos. Somos diferentes em vários aspectos, como origem, cor da pele e também na textura dos cabelos. De acordo com uma classificação feita nos EUA, são 12 os tipos diferentes de texturas de madeixas. Como o Brasil é um país de maioria miscigenada, as mulheres brasileiras não têm um padrão. Elas são lisas, cacheadas, crespas e onduladas.

Segundo Nephertiti Monteiro, gerente de marketing da  Skafe Cosméticos , há um tempo era muito difícil encontrar produtos para os cabelos da maioria das brasileiras, mas hoje a realidade é outra: “Apesar da grande diversidade, a grande maioria das brasileiras é crespa ou cacheada. Nossa empresa tem linhas completas que atendem a esse público, que agora está mais exigente. Precisamos respeitar a textura dos fios e desenvolver produtos específicos para cada tipo de cabelo”.

Para quem quer entender a textura dos fios, listamos cada tipo com suas características. Confira!

Tipo 1:Liso

1A – Fino: cabelo ralo, fininho e bem oleoso. Abuse das mousses, que dão volume e também hidratam.

1B – Médio:  é um cabelo liso, mas um pouco mais cheio que o 1A. A oleosidade também é um problema. Shampoos e condicionadores de limpeza profunda são aliados nos cuidados diários.

1C – Grosso: são cabelos mais comuns em orientais. São bem lisos, mas com textura grossa e mais difíceis de domar. Fique atento, pois as pontas duplas podem aparecer com mais frequência.

Tipo 2: Ondulado

2A – Fino: quase lisos, mas com aquelas ondas lindas e suaves. Têm pouco volume e aceitam bem a escova e a chapinha. Finalizadores são ideais para modelar as pontas.

2B – Médio: as características principais são volume e ondas irregulares. Controle seu fio com finalizadores e evite o frizz.

2C – Grosso: madeixas com bastante volume, que quase formam cachos. Nesse caso, os ativadores de cachos são ideais para dar formato, além de serem hidratantes.

Tipo 3

:Cacheado

3A – Cachos soltos: é cacheado, mas com suavidade. Cabelos com ondas perfeitas, mas que precisam de cuidados. Invista em máscaras e cremes hidratantes.

3B – Cachos apertados: em formato de mola, são cachos bem definidos. Invista em shampoos e condicionadores de hidratação extrema.

3C – Cachos muito apertados: são cachos muito colados e em grande quantidade. É necessária hidratação máxima. Produto mais consistentes vão muito bem com esse tipo de textura, por isso abuse das manteigas e máscaras de tratamento.

Tipo 4:Crespos

4A – Macio: os cachos são mais definidos. A lavagem não precisa ser diária, por conta do ressecado característico. É preciso muita hidratação e, para quem está em processo de transição capilar, é crucial o uso de produtos livres de sulfato e parabenos.

4B- Seco: a característica desta textura é o formato de zigue-zague. O ressecamento natural pede hidratação intensa. A umectação é uma ótima solução!

4C – Sem forma: é uma mistura de texturas e fios que precisam ser definidos. Ressecados e sem formato, é necessário realizar hidratação semanal. A umectação também é super indicada.