Gonçalves, no Sul de Minas Gerais. Um bom lugar para criar crianças pequenas e cuidar da saúde.

Gonçalves, no Sul de Minas Gerais. Um bom lugar para criar crianças pequenas e cuidar da saúde.

Com aquele clima agradável de montanha, ar puro e muito verde, a cidade de Gonçalves é sinônimo de qualidade de vida. Esquecer dos problemas e buscar inspiração na tranquilidade do interior com a sabedoria do povo mineiro, pode ser a cura de muitos males à saúde física e mental. Principalmente para aqueles mais estressados que nunca tem tempo para a família ou para si mesmos. Por isso, antes de conhecer esse lugar incrível é bom saber que um simples passeio pela região mostrará detalhes que só a natureza pode oferecer.

Escolhido por escritores e artistas, a região que compreende Gonçalves, inclui-se aqui a zona Rural, tem sido preservada ao máximo desde a sua fundação que se deu por três colonos da família Gonçalves, o povoado se desenvolveu em torno da capela de Nossa Senhora das Dores por volta de 1878. Obteve sua instalação como município em março de 1963, cujo primeiro prefeito eleito foi Francisco Ribeiro Neto, proprietário do Sítio Manso, agora chamado de Vila Tertúlia..

Próxima de Pouso Alegre, Gonçalves faz divisa com Paraisópolis, São Bento do Sapucaí, Sapucaí-Mirim e Camanducaia. Está localizada, no Sul de Minas Gerais, destacando-se pelas belezas naturais e pelo agradável clima subtropical de altitude. As temperaturas no verão variam de 18 a 32 graus e no inverno podem chegar a 7 graus negativos.

goncalves-minas-gerais

A História de Gonçalves

Em 1878, Policarpo Júnior doou seis alqueires de terra da fazenda Rio Manso, situada na divisa do estado de Minas Gerais e São Paulo para a construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores, em cumprimento a uma promessa.

Residiam no local três colonos de sobrenome Gonçalves que legaram o nome ao povoado que foi se formando ao redor da capela.

Quando em 1909, o povoado já contava com alguns estabelecimentos comerciais, o Capitão Antonio Carlos elevou Gonçalves a Distrito de Paz, trouxe a agência de Correios e o cartório de Registro Civil, além de lavrar em ata a fundação da Lira Nossa Senhora das Dores que existe até hoje.

O povo de Gonçalves a partir de então, passou a lutar pela emancipação política, visando o desligamento do município de Paraisópolis. Em 30 de dezembro de 1962, foi concedida a autonomia a diversos municípios mineiros, entre eles Gonçalves.

Finalmente em Primeiro de março de 1963, deu-se a instalação oficial do novo município de Gonçalves, cujo prefeito eleito foi Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, proprietário de uma vasta gleba de terra, hoje conhecida como Vila Tertúlia.

Com uma economia basicamente agropecuárias, hoje o município se destaca como pólo turístico da Serra da Mantiqueira, devido ao seu agradável clima sub-tropical de altitude, suas belíssimas cachoeiras e suas características interioranas que não se perderam com o passar dos anos.

67666264636165596056515255505439444938363518302932171516141311100907080504060201

 .

A Fundação de Gonçalves

igreja-nossa-senhora-doresMuito antes de a história acontecer nas terras que hoje conhecemos por Gonçalves, nascia em Portugal Policarpo Teixeira de Andrade de Queiroz, em 26 de janeiro de 1808, na cidade de Advire. Criado pelo seu tio Joaquim José de Queiroz, adquiriu uma boa formação em letras e manipulação de fórmulas. Aos dezessete anos, interessado nas riquezas de Minas Gerais, veio para São João D’el Rei, em busca de ouro, fortuna e tudo que ouviu dizer sobre a Colônia.

Quando Policarpo chegou ao Brasil em 1825, deixando para traz a tradição de sua família, encontrou as reservas de ouro se escasseando. Mudou-se para Vila Nova de Itajubá em 1834e casou-se em 1837 com Felizarda Thomazia de Amaral.

Felizarda era filha natural do Padre Lourenço da Costa Moreira, o primeiro vigário dessa freguesia e um de seus fundadores. Em 1841, Policarpo mudou-se para Silveiras numa fazenda que comprou com o dinheiro que economizou durante anos, somado com o da herança de sua esposa.

De casa nova, Policarpo criou seis filhos: Luiz, Francisco, José Policarpo, Felizarda, Joaquim e o caçula Policarpo Junior, que herdaram de seu pai a mesma herança de Portugal.

Policarpo não educou apenas filhos, educou líderes comunitários que mais tarde fundariam um partido liberal em Pouso Alegre. Nos anos de 1873 a 1877, Policarpo Junior presidiu o partido e fundou o jornal liberalista “O Mineiro”, juntamente com seus irmãos Joaquim e Luiz. O partido se extinguiu quando Policarpo Junior adoeceu e foi se tratar em Penha do Rio Peixe (hoje Itapira).

Durante sua recuperação, Policarpo Junior fez e cumpriu uma promessa a Nossa Senhora das Dores; doou seis alqueires de terra da Fazenda Rio Manso, situada na divisa entre Minas e São Paulo, para construção de uma capela.

Em 1878 a capela já estava construída de sapé e taipa, foi transferida em 1897, por sentença judicial, para as margens do rio Sapucaí local da atual matriz. Sua transferência se deu, pois houve discórdia entre os primeiros moradores e herdeiros da fazenda.

Residiam no local, onde a capela foi construída, três colonos mestiços e solteirões denominados Mariana Gonçalves, Maria Gonçalves e Antônio Gonçalves que não deixaram herdeiros, mas legaram seus nomes a capela conhecida popularmente como Capela das Dores dos Gonçalves.

O pequeno povoado, que se formava entre serras, tinha pessoas empenhadas para o seu desenvolvimento, um deles era o Capitão Antônio Carlos que junto a Bueno de Paiva, elevou Gonçalves a Distrito da Paz, trouxe a Agência dos Correios e o Cartório de Registro Civil além de lavrar em ata a fundação da Lira Nossa Senhora das Dores em 1909. O povo de Gonçalves então passou a contar com instrução musical, que divulgou o lugar atraindo novos moradores.

O distrito começava a crescer formando os primeiros estabelecimentos comerciais. A construção do alicerce da atual Igreja Matriz foi iniciada em 1920, por iniciativa das famílias Gonçalvences, que buscavam com carros de boi, maciços blocos de pedra da região. Seu desenvolvimento foi retardado, como em todas as cidades da divisa de Minas com São Paulo, devido às revoluções de 1928, 1930 e 1932.

No ano de 1949 foi concluída a reforma da igreja com a construção de uma torre com estilo moderno. Sua inauguração foi anunciada através do megafone e de impressos distribuídos entre os moradores.

A Vila Tertúlia

A tertúlia é na sua essência uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local que se reúnem de forma mais ou menos regular, para discutir vários temas e assuntos.

A escolha do nome surgiu para, além de homenagear o proprietário e primeiro prefeito da cidade, imprimir um conceito voltado para a vida saudável do campo, mas mantendo a proximidade à cidade.

Cercada por uma reserva natural de mata nativa, rica em araucárias, arbustos, entre outras plantas da floresta tropical de altitude e banhado por um córrego que delimita essa área, essa região do antigo Sítio Manso é o lugar ideal para quem está em busca de tranquilidade.

Quer mudar de vida? Abaixo estão alguns lotes ainda disponíveis em Gonçalves e que podem ser adquiridos no site www.VilaTertulia.com.br.

vilatertulia

Leia também:

Prefeitura Municipal de Gonçalves

Montanhas da Serra da Mantiqueira inspiram muitas paixões

A Serra da Mantiqueira encanta não só pela beleza do lugar. (Reportagem do Globo Rural)

Fonte: Jornalismo Colaborativo e Vila Tertúlia


mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.