Equilíbrio é fundamental, e em um automóveis esse é um dos pressupostos para a sua segurança. São diversos fatores de que influenciam na dirigibilidade e o conforto automotor, e o amortecedor é uma das mais importantes. Ao contrário do que se pensa, sua função não é apenas suportar os impactos que a roda sofre, não transmitindo para o resto do veículo, mas também papel protagonista no quesito estabilidade. A manutenção automotiva deve ser uma prioridade, principalmente para a segurança.
O amortecedor automobilístico é uma peça que trabalha com fluido hidráulico e suporta os impactos provocados pelas imperfeições da pista. Além disso, é sua função controlar o peso deslocado em curvas, acelerações e frenagens. É ai que ele influencia na estabilidade. Com o equipamento desgastado, o carro tende a projetar-se mais, mudando totalmente a distribuição de peso. Ou seja, numa frenagem, por exemplo, se o amortecedor dianteiro estiver comprometido, a eficiência dessa parada será totalmente prejudicada, com maior projeção de peso para a frente do carro.
O momento ideal é variável, mas em média, o monobloco deve estar firme sobre os amortecedores. Uma vez que ele, após uma freada brusca, ou mesmo após mexida manual permanece em movimento, ou seja, o carro balança, é sinal que o amortecedor está com seu curso alterado e não apresenta mais a eficiência necessária. Quando o fluido presente dentro da peça vaza, também é um indicativo de troca. A altura do carro também muda quando o amortecedor está danificado, ficando o carro mais baixo, principalmente com carga.

Troca do amortecedor deve acompanhar avaliação de outras peças

Amortecedores automotivos

No momento de trocar o amortecedor é importante que se verifique outras peças como o coxim e o batente, que são peças extremamente importantes na estabilidade e no alinhamento da direção. Além disso, as molas devem ser avaliadas para saber se seu curso de atuação ainda está intacto. Uma vez danificada, a mola passa a prejudicar o amortecedor novo. Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, fala sobre a importância da troca no período certo “muitos motoristas não tem noção da importância e acham que é uma peça apenas para o conforto. Isso é uma terrível engano e deve-se respeitar totalmente os indicativos de fábrica”.