Mobilizados por um ideal de romper com as adversidades e preparados para conquistar mais um sonho, a equipe de alunos do Instituto Alpha Lumen, embarcou na madrugada do dia 20 de novembro para integrar a delegação do Brasil na 10ª Olimpíada Internacional de Matemática, em Beijing, China.
Apesar de ser um desafio com alto nível de conhecimento exigido e mais de mil estudantes do mundo todo competindo entre si, a Equipe Alpha Lumen, foi destaque entre as escolas brasileiras com 2 medalhas de Prata, 3 medalhas de Bronze e 2 Menções honrosas.
O World Mathematics Team Championship (WMTC) é uma competição mundial em grupo que avalia os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação Básica a partir de uma prova realizada em várias etapas e que dura um dia inteiro.
Ao completar uma década, o evento destinado a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, este ano teve início em 21 de novembro e promoveu diversas palestras e passeios aos participantes até o encerramento, no dia 25.
Durante quatro dias, o WMTC 2019 teve a oportunidade de reforçar o compromisso de fortalecer a compreensão e a comunicação entre jovens de diferentes regiões e ajudá-los a promover amizades em todo o mundo, além de cultivar o espírito de trabalho em equipe entre os jovens.
A cooperação entre matemáticos e educadores que buscam participar dessa competição em prol do desenvolvimento do ensino da matemática tem sido também uma forma de cultivar o interesse de mais jovens e melhorar suas habilidades de pensamento.
Para o Instituto Alpha Lumen, integrar a delegação do Brasil no WMTC deste ano é o reflexo do esforço pelo excelente desempenho de seus alunos na última edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2019.
Na chegada dos alunos, muita emoção de amigos e familiares que torciam por eles à distância
Reconhecida como escola destaque em medalhas de olimpíadas científicas, uma das quinze instituições premiadas com o Troféu OBMEP 2019, o IAL acumula vitórias que vão além de números.
A maior delas é a formação de aprendizes multiplicadores de conhecimentos nas mais diversas áreas para estudantes de escolas públicas.
E aí assim, ultrapassando e quebrando as barreiras das desigualdades sociais que esses alunos medalhistas vão se constituindo como lideranças, enquanto atuam na geração de impacto, transformando o futuro do nosso país.
Fonte: Jornalismo Colaborativo