Os puxadores de samba são a alma das escolas de samba. Antes mesmo de o desfile começar, os puxadores são os responsáveis por animar e os integrantes na concentração. Quando o desfile começa, são eles que levantam e contagiam o público.

Geralmente os puxadores de samba são acompanhados por 4 a 6 interpretes auxiliares, em um potente carro de som. O canto é contínuo, enquanto a escola estiver desfilando.

A identificação entre os interpretes e as escolas de samba é grande. Muitas vezes, adotam o nome da agremiação como parte de seu nome artístico. Com a ajuda de Newton Mendonça, sócio do Camarote Lounge Folia Tropical, selecionamos alguns puxadores que fazem a alegria do carnaval na Sapucaí.

Puxadores de samba atuais

Com 30 anos de experiência no samba, José Luiz Couto Pereira da Silva, mas conhecido como Luizito, é a voz da Mangueira. Em 2007 foi chamado para substituir Jamelão, um dos maiores interpretes do carnaval carioca, e, nos anos seguintes, voltou a ser uma das vozes de apoio da agremiação. Esse ano retornou ao posto de principal interprete da escola verde e rosa.

luizito-mangueira

Em 2013, a Unidos da Tijuca contratou o interprete Tinga, ex-puxador da Vila Isabel. Em 2014, Tinga foi premiado pelo SRDZ como o melhor interprete do grupo especial do carnaval carioca. Após a saída de Tinga da Vila Isabel em 2013, a escola contratou Gilsinho para os próximos carnavais.

Um dos grandes nomes do carnaval nos dias de hoje é Neguinho da Beija-Flor, interprete da escola de Nilópolis. Está na agremiação desde 1975, e gravou discos e dvds de samba.

neguinho-da-beija-flor

A Imperatriz Leopoldinense conta com Wander Pires desde 2013. Considerado um dos mais importantes nomes do samba, Wander passou por escolas como Mocidade e Salgueiro. Na Grande Rio, o interprete é Emerson Dias. Com o samba no sangue, o puxador está no carnaval carioca desde 1991.

A Portela, uma das mais tradicionais escolas do carnaval brasileiro, tem como puxador desde 2013 Wantuir, que já passou por escolas como Grande Rio e Unidos da Tijuca.

Já a Mocidade Independente de Padre Miguel tem como interprete desde esse ano Bruno Ribas. Com mais de 10 anos de experiência no carnaval, Bruno começou como apoio na escola Estácio de Sá.

bruno-ribas-mocidade

Ito Melodia é a voz da União da Ilha desde 1996. Filho de Aroldo Melodia, que também foi puxador da agremiação, Ito iniciou a carreira em 1992.

Já a Viradouro, que em 2015 retorna a elite do carnaval carioca, tem como interprete Zé Paulo. No carnaval desde 1992, Zé Paulo já passou por escolas como São Clemente e Mangueira e nos últimos anos estava na X-9 de São Paulo.
Igor Sorriso começou a carreira como interprete de samba em 2004, e foi para a São Clemente em 2006, onde está até hoje.

Já no Salgueiro, Quinho era o interprete até esse ano. Após tentar concorrer a presidência da agremiação foi demitido em 2014. Os interpretes Leonardo Bessa e Serginho do Porto serão as vozes da escola em 2015.

Texto cedido por Rafaela Mattos.

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

A taça de juros