SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

Quem sobe para Campos do Jordão partindo de São Paulo se acostumou a ver as placas indicando o acesso a esta Domcidadezinha no meio da serra. Pouca gente fica ali. Até por isso, ela continua sossegada como poucas. Conhecer seus encantos exige mais que uma visita de fim de semana, embora este roteiro encaixe passeios de um dia só, na volta de Gonçalves, ali do lado. É só para ficar com gosto de quero mais.

DOMINGO

Manhã

O dia mal começou e você já vai degustar uma cachaça? Pois nunca é cedo demais para a primeira dose quando se está na Bodega (Estr. do Machadinho, s/no, Bairro Fazenda Velha, 12-3666-1326). Dentro de um parque com lagos, jardins e orquidário, o lugar combina armazém, bar e loja de artesanato. As cachaças envelhecidas e curtidas em frutas fazem valer cada gole. Uma delas combina ervas com propriedades supostamente afrodisíacas e é apelidada de superviagra. Geleias, embutidos artesanais (como o salame de javali), pimentas e conservas completam o kit de lembranças da visita.

Tarde

Depois que a cachaça abriu o apetite, é hora de escolher onde almoçar. A chef Anouk Rosa Vasconcelos mantém dois restaurantes na cidade. O Donna Pinha (Rod. SP-46, 2006, Jardim dos Pinhais, 12-3666-1233), fica dentro do Ecco Parque, um conjunto de jardins temáticos. Com lareira e piano, se destaca pela vista encantadora. No Sta. Truta (12-3666-2764), a ênfase está nos pescados que lhe dão nome. Em ambos, a chef privilegia ingredientes da região em receitas elaboradas. Aos domingos, ficam abertos até 18h. Feita a refeição, guarde um tempo para conhecer a Serra da Mantiqueira do alto. Pegue o carro e siga 9 km (a partir do centro) pela estrada de acesso ao Bairro do Sertãozinho até o Pico Agudo. Do alto de seus 1.703 metros é possível avistar sete cidades do Vale do Paraíba e parte do Sul de Minas Gerais. Para quem não é cardíaco e gosta de adrenalina, a dica é agendar um voo duplo de parapente. Não é necessário nenhum curso: bastam algumas orientações do instrutor e o passageiro está apto a decolar. Informações: 12- 3666-1900; picoagudo.com.

FONTE: Época SP