astronomiacurso

Professores do ensino fundamental e médio, bem como universitários a partir do segundo ano de graduação em ciências exatas, podem participar do XIX Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), que acontece de 3 a 7 de julho.

O curso é dirigido a professores de ciências, especialmente das disciplinas de física, química, matemática e geografia, além de profissionais das áreas de educação e divulgação científica.

Iniciativa da Divisão de Astrofísica do INPE, o curso é realizado todos os anos para capacitar educadores a levar às salas de aulas os principais conceitos da Astronomia, mostrando aos jovens e crianças como a ciência está presente no cotidiano.

O curso contribui com a desmistificação da ciência e do cientista, em especial da Astronomia, expondo suas finalidades e discutindo os métodos utilizados na pesquisa, além de apresentar a importância da ciência básica como principal geradora de novas ideias e tecnologias.

Astronomia no dia-a-dia, astrofísica observacional, sistema solar, estrelas, galáxias e cosmologia são alguns dos tópicos do curso, que terá oficinas e proporcionará a observação do céu com telescópio. Estão programadas 28h30 de aulas temáticas e cinco horas de atividades extras, totalizando 33h30 de curso.

Detalhes Sobre o Curso

OBJETIVO – Introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, bem como apresentar a atuação científica da Divisão de Astrofísica do INPE e seu Curso de Pós-graduação em Astrofísica aos educadores e estudantes universitários de graduação.
PÚBLICO ALVO – Professores do ensino fundamental e médio ligados à área de ciências em especial física, química, matemática e geografia, assim como estudantes universitários a partir do segundo ano de graduação em Ciências Exatas. Quanto aos professores, será dada preferência às escolas da região do Vale do Paraíba do Sul (SP e RJ), litoral norte de SP, serra da Mantiqueira e sul de Minas Gerais. Outros profissionais ligados diretamente área de educação e divulgação de ciências são incentivados a participar.
MOTIVAÇÃO – Oferecer de modo regular um curso de atualização sobre Astronomia para profissionais do ensino e estudantes universitários de graduação em Ciências Exatas.
Contribuir com a desmitificação da ciência e do cientista, em especial da Astronomia, expondo suas finalidades e discutindo os métodos utilizados na pesquisa científica.
Apresentar a importância da ciência básica como principal geradora de novas idéias e tecnologias.
Despertar uma possível vocação científica em alunos de graduação e motivar educadores a repensar a forma de apresentar a ciência a seus estudantes.
CARGA HORÁRIA – Estão programadas 28h30 de aulas temáticas e 5h de atividades extras, totalizando 33h30m de curso.

As aulas e atividades serão realizadas na unidade do INPE de São José dos Campos (SP).
HORÁRIO – Aulas, oficinas e apresentações: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30.

Professores:
– Certificado de escolaridade
– Carta da Universidade/Escola justificando a participação no Curso

Estudantes de Graduação:
– Histórico escolar

Outros:
– Certificado de escolaridade
– Carta da instituição de vínculo justificando a participação no Curso

INSCRIÇÕES

Preencha o formulário deste link e envie para o email: curso.astrofisica@inpe.br. Lembre-se de anexar os documentos obrigatórios.

Divisão de Astrofísica – INPE
Avenida dos Astronautas, 1758
Jardim da Granja – São José dos Campos – SP – 12227-010
Tel.: (12) 3208-7200 ou (12) 3208-6811
E-mail: curso.astrofisica@inpe.br
COORDENAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

DIDAS/INPE – Divisão de Astrofísica


Fonte: INPE

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.