O certificado ISO 9001 é uma chancela conferida pela International Organization of Standardization (IOS), cuja sede se localiza na Suiça, na cidade de Genebra. É uma das certificações do segmento 9000, e se caracteriza por juntar uma gama de normas técnico-operacionais de forma geral, aplicável a todos os tipos de atividade.

O IOS não é quem executa as respectivas aferições, nos mais de 160 países que aceitam suas creditações. Cada país, com seus institutos responsáveis pelas normas técnicas, é que realiza os procedimentos necessários para a obtenção do selo. No caso brasileiro, o órgão de controle responsável é a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. O Brasil, inclusive, já ocupa a quarta colocação entre os países que mais abrigam empresas certificadas, atrás de Itália, China e Rússia.

Embora a indústria seja a maior responsável pelas emissões de selos, a participação do setor de serviços aumenta exponencialmente, chegando a mais de um terço dos certificados em território verde e amarelo.

Primeiros passos para obter o ISO 9001

A empresa candidata a receber o selo ISO 9001 deve, primeiramente, estar de posse do manual de normas a serem seguidas. Assim que as implementar, uma empresa certificadora deverá ser contratada, para atestar se, de fato, as normas estão sendo aplicadas.

O conjunto de normas a serem seguidas, entretanto, especificam o que deve ser feito e não como fazer. Nesse sentido, pode ser útil a contratação de um consultor, para supervisionar todas as etapas de readequação de procedimentos.

Por que uma empresa deve ser certificada ISO 9001?

A legislação, principalmente em relação a empresas particulares que atuam com órgãos públicos, obriga que a empresa tenha o selo ISO 9001, como forma de garantir a qualidade do serviço prestado. Além disso, a chancela confere status diferenciado à empresa que o detém, representando diferencial no posicionamento da marca junto à concorrência. Não menos importante, empresas certificadas garantem a qualidade de seus processos, aumentando seu potencial de mercado e o valor da marca.

Gelma Reis, da Ética Ambiental, empresa de consultoria ambiental, certificada com o selo ISO 9001, é enfático ao falar sobre a importância do reconhecimento “No caso da nossa empresa, a credibilidade é vital para nossas atividades, já que desenvolvemos tanto a parte industrial quanto a de serviços. E, mais ainda, com foco em sustentabilidade, que é a palavra de ordem. De forma geral, é como se dizia antigamente, confiança não se compra, se conquista, e é exatamente isso que ter um certificado ISO 9001 significa”.