A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho. Visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho.

Um pouco da história da medicina do trabalho

A medicina do trabalho teve como idealizador o médico italiano Bernardino Ramazzini, que queria que os profissionais da saúde levassem em consideração a ocupação de cada paciente, pois isso levaria a um diagnóstico mais preciso e tratamento mais adequado.

Ele foi a primeira pessoa a publicar um livro chamando a atenção das pessoas para as doenças provenientes de atividades realizadas no trabalho. O livro “As Doenças dos Trabalhadores”, que foi publicado em 1700, relacionava 54 profissões com os principais problemas de saúde que poderiam acarretar. O livro foi traduzido para o português muitos anos depois, pelo Dr. Raimundo Estrela.

Se a sua empresa ainda não possui um programa de medicina do trabalho, corra, porque além de ela ser prevista em lei, os benefícios que trará serão imensos, pois ela garante a saúde física e mental dos funcionários, o que ajuda na produtividade.