Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A temporada de férias é uma ótima desculpa para as pessoas que adoram viajar. Sair por aí, rever amigos que moram longe ou até mesmo conhecer pessoas e lugares novos. Viajar de carro tem se tornado uma preferência do brasileiro, e isso traz algumas dúvidas para muitos motoristas.

Uma das maiores dúvidas é a hora de trocar os pneus. Por isso, convidamos Danilo Vasconcelos, sócio de uma empresa especializada em venda de pneus, para nos ensinar quais são os fatores que indicam que os pneus devem ser trocados:

Como qualquer outro produto, os pneus também possuem validade. A deles, porém, não está escrita em formato de data, mas pode ser vista medindo o tamanho dos sulcos existentes neles. Para isso, alguns pneus possuem os TWI (Tread Wear Indicators, ou em português, indicadores de desgaste), que indicam quando os pneus estão com menos de 1,6 milímetros. Se os sulcos estiverem menores que os TWI’s então está na hora de trocá-los. Se seu pneu não os possuir e você não souber como medir, uma boa dica é colocar um palito de fósforo deitado dentro dos sulcos e ver se ele fica totalmente coberto. Se não, trate de trocar o pneu imediatamente.

Na hora de comprar um pneu novo, é muito importante que eles sejam da mesma marca e do mesmo modelo dos que já estão no carro.

Outro ponto que se tem que pensar e muito é a calibragem do pneu. A melhor hora de calibrar o pneu é enquanto o ele ainda está frio, isso acontece porque o enquanto quente, ele aquece as moléculas de ar e as expandem, fazendo assim com que fique difícil fazer a calibragem ideal. Devemos lembrar também que em viagens o carro vai estar cheio, e assim a calibragem deve ser diferente, você deve encher mais o pneu.

Nunca se esqueça do estepe, afinal, mesmo com todos os preparativos, acidentes acontecem. Outra coisa muito importante é nunca esquecer de cuidar do seu pneu, pois você precisa ter seu automóvel em pleno funcionamento sempre.