Quando o assunto é motor, uma das maiores preocupações, pelo alto nível de desgaste e pela importância para seu funcionamento é com a lubrificação, temperatura e outros problemas que geram danos imediatos ao motor. Em outro caso, as velas, por exemplo, têm importância fundamental no desempenho e no comportamento operacional da máquina. Elas são as grandes responsáveis pela queima dentro do cilindro e fazem o motor ter a dinâmica de combustão que o mantém em movimento.
Esse item deve ser revisado todo ano, ou a cada 10 mil km. Seus eletrodos têm limite de uso, e ultrapassar a vida útil, significa problemas que podem causar complicações e perda de potência. A condição geral do motor deve ser levada em conta, uma vez que propulsores com problemas nos anéis de segmento, por exemplo, podem deixar as velas encharcadas de óleo, o que vai dificultar a queima e até mesmo danificar os eletrodos.
Conheça alguns sintomas das velas desgastadas
- Dificuldades para ligar o carro – o momento de ligar o motor requer muito equilíbrio dos componentes. A queima se inicia nesse momento. Com velas ruins, é mais difícil tirar o motor da inércia e começar o ciclo de combustão
- Marcha lenta irregular – com desgaste dos eletrodos, as porções de combustível queimadas entre um ciclo e outro são irregulares, deixando a marcha lenta desregulada.
- Falhas em retomadas – um dos grandes dramas do motorista com velas ruins é precisar do motor em uma retomada e simplesmente não ter toda desenvoltura do motor, por problemas nas velas.
- Falha em alta rotação – quando o motor é exigido em alta rotação, os problemas na vela causam engasgos que não permitem que o motor tenha possibilidade de atingir sua velocidade final.
- Perda acentuada de potência – com as velas desgastadas, a centelha gerada não é suficiente para queimar todo combustível admitido. Dessa maneira, além de aumentar o consumo total, não é possível extrair toda a potência em nenhuma fase do motor.
Manutenção preventiva evita danos e reduz custos
Para evitar danos maiores ao motor é preciso fazer os reparos preventivos. De acordo com Danilo Vasconcelos, da Dinamicar, rede de Lojas de Pneus, manutenção é fundamental “as pessoas deixam de trocar uma peça, como as velas, que custam 4 ou 5% do valor total do motor, quando uma quebra exige gastos até 10 vezes maiores que o valor do conjunto. Identificar os problemas é fundamental, por isso fique atento aos prazos para revisão indicados pelo fabricante”.