Vantagens da Cirurgia Robótica

A tecnologia tem avançado muito no campo da medicina. A cirurgia robótica, por exemplo, é considerada uma das maiores evoluções no que tange aos procedimentos minimamente invasivos, além de ser uma forma mais moderna que a modalidade laparoscópica.

Durante o procedimento, o cirurgião introduz os instrumentos de trabalho e a câmera no interior do paciente através de pequenas incisões. O aparelho oferece uma visão 3D da operação, e também imita com precisão os movimentos do profissional.

Com a colaboração do Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro, vamos entender quais são as vantagens da cirurgia robótica em detrimento dos demais tipos.

Cirurgia robótica x cirurgia convencional (aberta)

O urologista explica que “Em relação à operação tradicional, a cirurgia robótica é bem menos invasiva, pois requer incisões menores e, com isso, reduz significativamente o nível de sangramento, risco de infecção e dores em geral. Além disso, ela proporciona ao paciente um período de internação mais curto, além de recuperação rápida.”

Cirurgia robótica X laparoscópica

A cirurgia laparoscópica também é feita através de vídeo. Consequentemente, é menos invasiva que a tradicional, e oferece as mesmas vantagens da robótica. “Entretanto, a operação por robô é muito mais precisa, mesmo em locais de difícil acesso para o cirurgião, como a pelve e a saída do esôfago. O especialista permanece sentado durante todo procedimento, causando menos desgaste em cirurgias longas. A visão é tridimensional e o robô reproduz exatamente os movimentos do médico”, aponta o Dr. Salustiano.

O procedimento é seguro?

“Muitas pessoas ainda têm algum receio quando se fala em cirurgia robótica, pois pensam que pode ser arriscado deixar procedimentos tão delicados nas mãos de um equipamento. Porém, insistimos que o aparelho não faz nada sozinho, pelo contrário: ele apenas imita os comandos do cirurgião. Se houver algum imprevisto, o robô aciona um comando de segurança que trava provisoriamente a máquina, evitando qualquer dano ao paciente. Além disso, se o especialista tirar o rosto da tela de controle, ele também para automaticamente”, finaliza o Dr. Paulo.