O Brasil esteve representado pelos ortopedistas Renato Bastos e Andrea Guimarães, da Medical Force, clínica de ortopedia em Duque de Caxias, no congresso EFORT, na capital da República Tcheca, Praga, realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio. O evento prossegue em sua 16ª edição, e é um prestigioso espaço de debate e de apresentação de avanços na área de ortopedia em nível mundial.

Os médicos participaram de mesas redondas e exibiram painéis sobre temas em ortopedia, com alguns eventos chegando a durar até 4 horas ininterruptas. Foi sem dúvida uma ótima chance de fazer intercâmbio com profissionais de ponta e se inteirar sobre os avanços da ciência médica em ortopedia.

Duas novidades chamaram bastante atenção entre os especialistas, as apresentações dos medicamentos BonAlive, para tratamento de osteomielite e reparação dos ossos afetados por infecções e outras patologias, e o SportVis, para cura da dor e recuperação tendinosa e ligamentar. A Anvisa ainda está para aprovar o uso dos fármacos em território brasileiro.

Mudança de paradigmas no tratamento de infecções ósseas

Congresso Efort

O SportVis, é um medicamento que não reage com tecidos próximos ao tendão a ser tratado, pois seu princípio ativo baseia-se no composto STABHA, Ácido Hialurônico Biocompatível para Tecidos Moles. No local lesionado, o SportVis age recuperando de maneira localizada, portanto, mais eficiente que os tratamentos convencionais de lesões de ligamentos.

Entretanto, a estrela do evento foi a apresentação do BonAlive. De fato, em breve este será um medicamento ponta de lança para tratar uma gama de lesões ósseas, em especial as causadas por infecções ou por exposição do osso em fraturas.

O BonAlive é extremamente efetivo no combate às bactérias inflamatórias do tecido ósseo, impedindo sua reprodução elevando a pressão osmótica e os níveis de alcalinidade do ambiente em que a bactéria vive, impedindo sua reprodução e autodefesa. Isso difere o BonAlive dos antibióticos tradicionais, que em muitos casos não conseguem alcançar as bactérias alojadas em zonas desvascularizadas dos ossos.

Mas a vantagem do BonAlive vai além de ser um agente antibacteriano, já que favorece a osteoestimulação, recuperando áreas com perdas ósseas severas. Para sua aplicação, deve-se injetá-lo diretamente no interior do osso, com equipamento apropriado e preparo especial. O procedimento, embora demande grande intervenção cirúrgica, é realizado de forma rápida, com recuperação quase imediata.

Medicamento com função regeneradora

O BonAlive tem princípio ativo similar ao das células-tronco cuja propriedade é poder se transformar em uma variedade de tecidos humanos. As partículas do medicamento estimulam a formação óssea naturalmente, através da osteointegração e osteoestimulação.

Os médicos brasileiros estão na expectativa para poder prescrever esse avançadíssimo medicamento, que teve apresentação aplaudida de pé pelos médicos presentes no congresso EFORT.