Qualquer pessoa apaixonada pela cozinha sabe que a gastronomia da França é das melhores que existem. Ela é tão conhecida e admirada que há, ao redor do mundo, milhões de restaurantes que servem pratos inspirados nessa culinária, alguns com pequenas variações. No Brasil, por exemplo, muitas comidas francesas têm ganhado o coração das pessoas. Como resultado, os chefs têm reinventado os pratos para fazer uma mistura dos temperos brasileiros com os do país europeu, mas a culinária francesa tradicional continua tendo um grande destaque.

A gastronomia desse país é muito variada, por isso pode ser dividida em quatro grandes categorias: a burguesa, a regional,Cuisine nouvelle ou nova cozinha e a atual. “Cada uma delas tem pratos que a representam, porém nenhuma perde a qualidade e prestígio que é tão conhecido mundialmente”, relata Maria Marta Fragozo, chef internacional e fundadora do Flambée, restaurante francês na Barra da Tijuca.

A variedade de comidas dentro da culinária francesa é muito grande, e fica difícil escolher o melhor de todos. Por isso a chef Marta separou uma lista dos seus cinco pratos preferidos.

1. Tarte Flambée

Amantes da pizza com certeza irão adorar esse prato originário da Alsácia. Embora não seja a mesma coisa, a Tarte Flambée é bem similar, com uma massa de pão coberta de muito queijo e pedaços de cebola e bacon. Ela conquista o coração de qualquer um que experimenta um pedaço e certamente merece o primeiro lugar na lista.

2. Quiche

O quiche é um dos pratos mais variados da culinária francesa. Ele pode ser feito de tantas formas, que escolher apenas um é quase impossível. O Quiche Lorraine, que ganhou seu nome em homenagem à região da França chamada Lorraine, é uma das versões mais conhecidas. O bacon e queijo fazem dele o petisco ou refeição perfeita.

3. Cordon Bleu

O famoso Cordon Bleu é tão amado pela simplicidade e, ao mesmo tempo, por seu gostoso sabor. O prato consiste em um filé de frango empanado, recheado com queijo e presunto. Algumas variações colocam o frango no forno em vez de fritar ou utilizam carne, substituindo o frango. A verdade é que, seja qual for a versão, o Cordon Bleu é uma delícia.

4. Petit Gâteau

Entre tantos pratos deliciosos, a sobremesa não pode ficar atrás, né? O Petit Gâteau é o favorito de muitos e por bons motivos. A bomba de bolo de chocolate quentinho com o sorvete bem gelado e mais chocolate em forma de calda é tudo o que você precisa para terminar com chave de ouro sua refeição.

5. Choucroute Garnie

Embora tenha uma cara alemã com salsichas e linguiças, o choucroute é um prato popular francês que mistura batata com carnes diversas. Hoje, existem variações dele que substituem a carne por peixe, por exemplo. “Uma das coisas que gosto do choucroute é sua dinamicidade. Você pode usar sua criatividade e misturar vários ingredientes”, conta a chef Marta.