hpv-homens

O HPV é uma sigla muito conhecida e, recentemente, foi até lançada uma vacina pelo SUS para as meninas que estão entrando na puberdade. Mas você realmente sabe o que é essa doença e como ela se manifesta nos homens? Como evitar e como tratar? A seguir, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre essa DST (doença sexualmente transmissível).

O que é?

HPV é a abreviação para Papiloma Vírus Humano, que consiste em um grupo de vírus que infecta especialmente a pele. Segundo o doutor Paulo Salustiano, urologista em Ipanema, no Rio de Janeiro, e especializado em saúde do homem, “O HPV apresenta mais de 200 tipos diferentes que podem causar desde verrugas na genitália a câncer no útero, no caso das mulheres. Ao contrário do que muitos pensam, nem todos eles são transmitidos através da relação sexual, podendo apresentar verrugas nos pés e nas mãos”.

Ele pode ser transmitido através de relações sexuais (vaginal, anal e oral), através do contato com a pele das genitálias e de outras partes do corpo que apresentem o vírus.

HPV nos homens

Os homens podem estar contaminados com o vírus, mas as mulheres geralmente são mais vulneráveis à doença. Infelizmente, os indivíduos do sexo masculino não conseguem detectar o HPV caso não haja o aparecimento das verrugas provenientes do vírus e nem há nenhum tipo de exame que possa diagnosticá-lo. Para as mulheres, o ideal é a realização constante do Papanicolau.

Prevenção

A vacina é a melhor forma de prevenir, mas também é essencial usar preservativo durante todas as relações, o que reduz as taxas de transmissão, mas não significa que as extermine. “O contato com outras regiões da genitália e virilha pode ser altamente transmissível, por isso a camisinha ajuda, mas não garante a total prevenção. O uso da vacina é considerada a forma mais eficaz”, esclarece o Dr. Paulo.

Como tratar

Os homens, ao repararem o surgimento de verruga(s) na genitália e/ou no ânus, a primeira coisa a ser feita é procurar um médico urologista que poderá identificar se as protuberâncias são referentes ao vírus do HPV. Tratamentos com produtos químicos específicos são os mais receitados, mas cada caso requer uma medicação específica.

Vale lembrar que HPV pode ter cura, o que vai depender muito do sistema imunológico do paciente, pois o vírus precisa ser eliminado das células para se considerar curado.