A temperatura de cor ideal para cada ambiente

A temperatura de cor é o elemento das lâmpadas LED medido em uma escala de 1.500 a 10.000 Kelvins. Quanto mais baixo esse número, mais quente ou amarela é a luz emitida. Já no outro extremo, ela é mais branca e parecida com a luz natural do dia. Essa tecnologia torna possível a otimização de qualquer lugar de acordo com o objetivo da iluminação.

Quem já conhece o termo sabe que esse é um dos elementos que mais influencia na aparência de um ambiente após implementar iluminação LED. Segundo Gabriela Tosto, “fazer a escolha certa vai determinar como a pessoa se sente ao estar nesse espaço, por isso é tão pertinente que o profissional responsável saiba quais são as necessidades de cada um”.

Gabriela é consultora na PD LED, empresa que realiza projetos de iluminação LED, e conta que a temperatura de cor faz uma grande diferença na hora de planejar a iluminação de qualquer ambiente, seja residencial ou comercial. “Uma temperatura inadequada pode causar problemas de concentração, por exemplo”.

Dentro de casa

Em áreas como quartos e salas, a iluminação ideal é aquela que deixa a pessoa mais relaxada e tranquila ao chegar em casa. Logo, em vez de colocar lâmpadas com temperaturas muito claras, é bom investir em modelos com baixa quantidade de Kelvins (até 2.700 K). “Um bom acessório para esses espaços é o dimmer, que permite controlar a intensidade da luz”, recomenda Gabriela.

Já na cozinha, o desejado é o contrário, porque é um lugar onde precisamos de concentração e atenção. Iluminação LED com uma temperatura de cor entre 2.700 e 4.200 K oferece exatamente isso. O mesmo serve para o banheiro.

Na empresa

Escritórios, indústrias e estabelecimentos comerciais são ambientes de trabalho onde a iluminação interfere diretamente na produtividade, ou seja, uma luz quente ou amarela não funcionaria porque teria o efeito contrário do desejado. A partir de 4.200 Kelvins a luz é branca neutra, e após 5.500 é branca fria. Qualquer uma dessas é eficiente.

Criar uma iluminação homogênea, que seja difundida pelo espaço e não altere a cor dos objetos é fundamental. “O LED está entre as lâmpadas favoritas porque consegue cumprir com todas essas exigências”, finaliza a empresária.