Um termo do universo corporativo que está bastante em voga atualmente é a meritocracia. Parece muito simples de entender, mas o sentido é mais amplo do que se imagina.
A palavra tem origem híbrida, e é composta por “merito”, do latim meritum e “cracia” do grego antigo “cracía”, cujo significado é poder. Ou seja, por meritocracia compreende-se o regime em que o poder é exercido por quem tem mais méritos para tanto.
A meritocracia vai além de um sistema de trabalho. O amplo espectro de sua influência é, na verdade, um conjunto de ideias que norteiam os rumos de uma organização.
O modelo meritocrático pode não funcionar de forma adequada em uma comunidade ou sociedade, que possui desigualdade de oportunidades. Para que o sistema funcione de forma coesa e eficaz é preciso potencializar o individuo e suas praticas de uma forma bem distribuída e relevante, que beneficie a todos sem distinção.
A meritocracia foi inserida no Brasil pelo Estado, com o intuito de extirpar a hereditariedade e combater o nepotismo no país. Fazendo com que prevalecessem como critério somente os atributos e competências necessárias para aquela função, sem qualquer influencia relacionada à troca de favores ou relações consanguíneas. Uma medida adotada foi à instauração de concursos para cargos públicos.
Meritocracia aplicada às empresas
Uma boa comunicação entre empresa e colaboradores é um ponto chave para o sucesso da meritocracia. Uma empresa onde todos trabalham satisfeitos e cientes do papel desempenhado por cada um, é primordial para que todos estejam conscientes sobre a sua importância na engrenagem organizacional. Isso ajudará a evitar conflitos e futuras disputas entre áreas e pessoas que almejam o mesmo espaço.
De acordo com Frederico Lima da EQG Consultoria Empresarial, para obter os melhores resultados com o sistema é preciso definir bem as metas porque serão elas que mostrarão o desempenho de cada colaborador, proporcionando assim uma avaliação mais justa.
Quando alguém recebe um destaque por um trabalho bem feito, mostra aos outros colaboradores o perfil que a empresa procura. É preciso estar atento para perceber o caminho das pedras que direcionará até o seu objetivo.
Quando bem empregadas, as mudanças são consideráveis. Equipes estimuladas e com contínuos aumentos de performance e, produtividade a todo vapor, são algumas características que mostrarão que você está no caminho certo. Mas como toda moeda tem dois lados, é essencial que seja feito um planejamento estratégico para que o sistema funcione bem. Estratégias mal elaboradas podem gerar alguns conflitos e incentivar um clima de individualismo na equipe aonde cada um buscará seu próprio sucesso.
Os principais objetivos do sistema meritocrático são: valorizar, motivar e manter aqueles colaboradores que são importantes e que garantem resultados e proporcionam o crescimento da organização.
Nem sempre aumentos salariais e participações nos lucros são os únicos atrativos. Bônus de viagens e bolsas de estudo também podem ser usados como recompensa. Quando a empresa trabalha com sistemas de metas, a contínua superação por parte do funcionário pode ter como fator recompensador a promoção do mesmo.
Alguns cuidados na aplicação do sistema
- Esclarecer bem as metas coletivas e individuais.
- Deixar bem claro o que a empresa entende por mérito.
- fazer um planejamento prévio das ações que serão implementadas.
- Alinhar os planos de ações com os valores da companhia.
- Cuidado com a sobrecarga de metas estipulado.
- Os objetivos tem como fator preponderante acrescentar valor ao trabalho do colaborador e não sobrecarregá-lo.
- Manter-se atento ao desempenho de cada funcionário e dar feedback quando necessário.