A web, hoje, é a principal mídia para alavancar negócios e atividades produtivas dos mais variados segmentos. Quem abre mão de marcar presença na internet por meio de sites, blogs e redes sociais está deixando de abocanhar uma expressiva fatia do mercado, e, pior, perdendo tempo precioso que deveria estar sendo investido na fidelização de clientes, ou leads, num termo mais apropriado.
Não restam dúvidas; o e-commerce hoje responde a um perfil de consumo sob demanda que é a tônica do mercado. Foi-se o tempo em que as empresas, quando anunciavam, procuravam simplesmente veicular anúncios no maior número possível de mídias. Embora as estratégias publicitárias existam há muito tempo, quando o comércio via web não existia elas eram elaboradas “de longe”. Os marketeiros e publicitários tinham muito menos informação à disposição antes de uma campanha e ainda menos ferramentas para mensurar o retorno sobre seus investimentos em publicidade.
A diferença da internet em relação às outras mídias
O Just in time é um conceito consolidado há algum tempo, e preconiza a resposta do mercado a demandas específicas de consumo. Para públicos distintos, produtos e serviços distintos, feitos de formas distintas e distribuídos como tal.
A web, nesse sentido, é por excelência o melhor veículo para atender a gostos e preferências cada vez mais fragmentadas. Pense, por exemplo, que você tem uma loja que vende cervejas importadas das mais diversas marcas. Se você não está sintonizado com seu público por meio de blogs e redes sociais, ficará difícil saber, por exemplo, que os moradores da zona sul do Rio preferem as cervejas belgas e que os da Barra da Tijuca dão preferência às alemãs. E ainda que o boca a boca sempre tenha seu valor, informação nunca é demais. Apenas a web abre a possibilidade de coletar uma série de dados sobre potenciais clientes que farão toda a diferença na hora de vender.
Como começar uma estratégia de negócios via web?
Marketing digital não é para amadores ou para aquele seu sobrinho que vive no computador. O segmento evoluiu, e compreende muito mais do que postar conteúdos de forma aleatória em sites. É necessário planejamento e orientação e, para isso, uma agência de marketing digital é um player imprescindível. O barato sai caro, conte com profissionais e cresça de forma segura e controlada.