A terceirização é uma realidade em diversas partes do mundo e no Brasil não é diferente, principalmente dentro de grandes corporações, hospitais, condomínios e no setor de transportes. Entre os serviços mais terceirizados, se destaca a do serviço de limpeza, que como os outros desse nível, tem seus próprios aspectos e relevância como atividade de apoio.

Entre os principais motivos para a terceirização, estão a redução de custo para a empresa e o aumento na qualidade do serviço. Em determinados setores há uma maior percepção no que envolve essa redução de custo, como no hospitalar, por exemplo.

Por que contratar um serviço de limpeza terceirizado

Terceirização de serviços de limpeza

As vantagens são perceptíveis, mas segundo Val Guimarães da Mex Brasil, empresa especializada na terceirização de mão de obra, é preciso alguns cuidados básicos antes de se contratar, como procurar uma empresa de confiança e que tenha em seu quadro profissionais qualificados.

Com isso o contratante evita perdas financeiras, possíveis ações trabalhistas entre outras situações. Entretanto, a terceirização não deve ter por objetivo apenas a redução de custo, mas a melhoria nas atividades a que se destinam. A terceirização precisa, sobretudo, estar em conformidade com os objetivos da organização.

Uma empresa não pode terceirizar a sua atividade-fim, que é a sua razão de existir. Nesse caso, a terceirização de serviços de limpeza se destaca, visto que essa atividade, geralmente não é a atividade fim das organizações, tornando a terceirização desses serviços uma consequência até certo ponto inevitável.

A terceirização de serviços de limpeza é fundamental para qualquer organização ou instituição que tem na delegação das funções uma possibilidade de alocar pessoal e recursos para as atividade às quais se dedicam.