Esta tese é fundamental para o educador que acredita que são as mudanças ocorridas tanto no campo da educação quanto no da economia que qualifica o desenvolvimento humano.

Não basta desenvolver a educação escolar na faixa etária de sete a 14 anos. A educação é uma totalidade. O investimento deve ser simultâneo na educação da comunidade, na educação popular, na não-formal, de adultos. As organizações não governamentais e a mídia têm um papel decisivo neste processo. Só desta forma é que a educação pode vir a ser um fator decisivo do desenvolvimento com equidade.

O que temos assistido? De um lado uma política educacional sectária, com aulas inadequadas, com professores não comprometidos com a educação de seus alunos. Gasta-se pouco com a educação do brasileiro, os professores têm uma remuneração inadequada, a carreira profissional é ineficiente. De outro, como não se gasta com a educação no desenvolvimento humano, os recursos financeiros estão sendo utilizados no enfrentamento da violência. Constroem-se mais presídios, compram-se mais equipamentos para o enfrentamento do caos urbano, mais brasileiros são mortos, bandidos e cidadãos do bem e mais famílias choram seus mortos.

A política educacional não foi eficaz nem eficiente. Não se educou o brasileiro para o desenvolvimento humano nem para a economia. São crianças e jovens que deixaram o sistema educacional e mesmo aqueles que completaram não receberam a educação necessária para o mercado de trabalho. Quantas vagas de trabalho estão pelo Brasil afora e não se tem candidatos preparados para elas. Outros brasileiros inconformados com a situação de sua vida começam a sair pelas ruas, a depredar o que vêem pela frente, sejam coisas ou pessoas. Não percebem que ameaçam os iguais.

Não se percebe solução em curto prazo. O processo educacional é demorado.

por Veriana Mosil

Somos mulheres que tratam da vida, do gostar e do acreditar que a vida é tecida ponto a ponto todos os dias. Na tessitura os fios são admirados e dão sentido para a existência humana. É tecida pelos fios do amor, solidariedade, aceitação, e pelos fios da tragédia composta por sucessões, alternâncias e alteridades. É preciso paciência, entregas e renúncias, partidas e recomeços, altos e baixos. Dialogue conosco e se comprometa a tecer uma vida com sentido. Teçam VITAM conosco!

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

Cidadania