Psiquiatria Integrativa na visão de uma especialista em saúde mental

mm
Publicado em setembro 28, 2021, 3:12 pm
5 mins

Médica com pós-graduação em Nutrologia e Psiquiatria, graduada em Naturologia aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina, a Dra. Samantha Smith de Brito destaca a importância do de resgatar a saúde mental do individuo através de um olhar diferenciado e personalizado.

Após uma avaliação minuciosa com atendimento individualizado e personalizado, são escolhidas as terapias que tem a ver com a queixa e o perfil do paciente. Assim, sendo necessário, são prescritos medicamentos halopáticos ou fitoterápicos.

Com um espaço amplo, aconchegante e climatizado, Dra. Samantha reforça que em sua Clínica de Psiquiatria Integrativa cada cantinho foi muito bem pensado e, claro, respeitado com todos os protocolos exigidos e necessários neste período de pandemia. Logo que o paciente chega ao consultório, pode desfrutar de um bom café e ganhar escalda pés para relaxar com música ambiente e aromaterapia bastante agradável, já com início ao tratamento.

Criada através de um sonho de integrar práticas de terapias complementares com a medicina convencional a clínica surge na ideia de levar o indivíduo a um estado de saúde plena, em harmonia com o meio social e com o meio ambiente que vive.

Segundo a Doutora, o ser humano adoece quando não inserido em contexto saudável e também quando não possui hábitos de vida adequados. Na sociedade atual, na correria do dia a dia e no estresse do trabalho, a pessoa acaba se desconectando de si mesma. “Basta observar o quanto existem de pessoas que se alimentam mal, respiram de maneira errada, além do bombardeio de substâncias tóxicas que encontramos na comida e no ar.”, completa.

Na Integrativa Psiquiatria, o paciente não sai como chegou. Isso porque os profissionais auxiliam nesta busca do autoconhecimento, dos hábitos mais saudáveis e das quebras de barreiras que necessitamos para sermos felizes plenamente.

“Temos que olhar a causa das doenças como causas multifatoriais. São vários os mecanismos fisiopsicopatológicos de uma só doença. Devemos olhar a parte psíquica, social, hábitos de vida, alimentação, prática de atividades físicas, genética, o relacionamento familiar e transpessoal, e a espiritualidade. E partindo daí, escolhermos o tratamento e as terapias que são mais adequadas para aquele indivíduo em questão.”, explica a Dra. Samantha e que ainda alerta: “O médico integrativo primeiramente deve ser um excelente generalista. Ele não busca tratar o paciente generalista. Ele não busca tratar o paciente apenas com medicamentos halopáticos, assim como fazem os médicos não integrativos.”

O médico integrativo deve saber analisar minimamente o paciente, com um olhar afetivo e um atendimento individualizado, através uma anamnese bem detalhada. Esse olhar integrado, escolhe as melhores condutas e terapias ao paciente. O efeito não poderia ser outro se não o resultado do paciente com uma qualidade de vida muito melhor e bem orientado.

Quer saber mais? Agende sua consulta!


Fonte: Integrativa Psiquiatria

LEIA TAMBÉM:

A tecnologia a serviço da Psicologia Clínica e da Psicanálise

Sem tempo para perder com trânsito, vagas reduzidas de estacionamento e filas de espera, pacientes cada vez mais conectados preferem adotar os tratamentos online em Psicologia Clínica.

Psicanálise para Brasileiros com Sessão Online de Psicologia Clínica

Sessões Online de Psicanálise para Brasileiros que moram e trabalham no exterior

Brasileiros que moram em outro país e entendem a importância de manter o vínculo com a cultura e a língua materna, podem optar pelo atendimento on-line de um Psicólogo Clínico.

Agende sua sessão online para atendimento em Grupo ou Casal

As sessões online de psicanálise também podem ser aplicadas em grupos ou casais e oferecem algumas vantagens como a acessibilidade, flexibilidade de horário, economia de tempo, intimidade e privacidade.

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.