dinheiro1

Provavelmente você já se questionou quando o apresentador de algum telejornal anunciou algo como “O dólar está cotado à R$2,40 hoje e teve uma alta de 0,5%”. Parece confuso não é mesmo? Mas não é tanto.

A cotação das moedas acompanha a lei da oferta e da procura. Ou seja, se ela está sendo largamente disponibilizada, ela fica mais barata, já quando ela fica mais escassa no mercado financeiro. Isso tudo é influenciado pelo momento econômico dos países.

Em que a mudança de moedas influência

Essas alterações no valor das moedas exercem influência em coisas do nosso cotidiano. Veja onde:

Preço de viagens

Preço de passagens e hotéis se alteram de acordo com o valor das moedas. Segundo Newton Mendonça, sócio-fundador do Espaço Câmbio, casa de câmbio no Rio de Janeiro, isso é de grande preocupação para quem viaja. “Muitas pessoas acham que, por exemplo, o dólar, vai ficar com o mesmo valor para sempre e, quando vai trocar o dinheiro, pega um valor diferente do pensado.”

Valor de alimentos

Os alimentos são uns do que mais sofrem alterações do tipo. E isso, influencia bastante na troca entre os países. Por exemplo: Se o Dólar está mais alto que o Real, os EUA vão poder comprar muito mais abacaxis de nós. Se acontece o contrário, podemos importar muito mais morangos deles.

Eletrônicos

Os mais ligados em tecnologia estão muito cientes desse tópico. Os mais recentes smartphones, computadores, tables e etc, são muito mais baratos lá fora. Além dos diferentes valores das moedas – o Dólar e o Real – O Brasil é um país com muitos impostos para produtos estrangeiros.

Como você pode ver, a informação que o jornalista dá no telejornal afeta um pouco a sua vida. Vale a pena estar atento a este assunto.