Chegou 2016, ano histórico para o Brasil. As primeiras Olimpíadas da América do Sul chegam e junto com eles muitos sonhos envolvidos. As Paralimpíadas, além de mostrarem toda a parte de superação dos indivíduos, mostra que a medicina evolui a passos largos e, mesmo com deficiências, tornou possível, por exemplo, um amputado disputar uma corrida de com desempenho próximo ao de atletas sem qualquer problema físico.

Os instrumentos cirúrgicos, bem como as próteses possibilitam movimentos e qualidade de vida mesmo após acidentes graves e que invalidam uma pessoa. Se não fosse a evolução da medicina, essas pessoas além de desacreditadas para o esporte, estariam na mesma situação para a vida. A ciência que trabalha na prevenção, também ajuda no reestabelecimento. É uma prática de simbiose entre superação com trabalho motivacional, medicina e fisioterapia.

Materiais Cirúrgicos e próteses evoluem rapidamente

Não é só o conhecimento dos profissionais que vem fazendo a diferença. A aplicação em material palpável e funcional é diferencial. O Dr. Eduardo Gutierrez, especialista da Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro fala sobre a rapidez da medicina: “É fantástica a rapidez da atualização dos produtos. Temos todos os meses atualização de produtos para operações de fraturas em diversas partes do corpo, até mesmo na cabeça o que mostra que a ciência anda rápido”. As próteses também ganham novos modelos de maneira rápida, e existem muitos modelos específicos para a prática de esportes de alto desempenho.

A superação de todos que atuam nessa caminhada é saber que o Brasil hoje, é uma potência nos Esportes Paralímpicos. Ou seja, em 2016, nossas esperanças de medalhas são enormes quando os jogos começarem, no Rio de Janeiro. Além da festa na cidade, haverá muita torcida para os que heróis brasileiros vençam mais essa batalha. Que venham os jogos do Rio de Janeiro!