Existem diversos problemas de ortopedia infantil que podem se apresentar desde o nascimento ou até desde a gravidez, que normalmente são o alvo de constante preocupação por parte dos pais. A maioria consiste em alguma má formação na etapa de desenvolvimento fetal ou transtorno causado por herança genética. Porém, nem sempre essas complicações são graves e, se diagnosticadas com antecedência, têm uma maior chance de ser tratadas com sucesso para evitar que se tornem problemas mais adiante na vida adulta.

Assim que for percebido que há algo incomum com o bebê, um médico deve ser consultado. O Dr. Renato Bastos da clínica ortopédica em Jacarepaguá, Orto Center, confirma a importância de detectar os problemas em estágios iniciais. “Os avanços científicos permitem melhores e mais eficientes tratamentos para transtornos ortopédicos. Mesmo assim, continua sendo muito importante tratar o mais cedo possível”.

Problemas ortopédicos infantis comuns

Pé plano

Este é um dos problemas mais vistos em crianças pequenas, já que o arco da sola ainda não foi formado adequadamente, logo, em muitos dos casos a curvatura se desenvolve naturalmente após algum tempo. Um dos tratamentos é a tão conhecida bota ortopédica que já foi muito usada para tratar pés planos, mas que agora foi substituída por outros métodos mais modernos.

Escoliose

Sendo uma das doenças da coluna mais comuns, a escoliose é uma deformidade que pode ser tanto hereditária como originária de uma má formação vertebral. É possível detectar a escoliose desde o nascimento do bebê e começar os tratamentos de imediato para que nenhuma complicação se desenvolva no futuro. O importante é ter um acompanhamento médico durante todo o processo.

Pé torto congênito

O bebê que nasce com este transtorno, uma má formação em que um ou ambos pés estão virados para dentro, deve ser tratado o mais cedo possível. Existem diversos métodos de tratamento, incluindo fisioterapia e cirurgia, mas isso é só utilizado como último recurso quando os demais não obtiveram resultados satisfatórios.

Luxação congênita do quadril

A LCQ ocorre quando não há contato entre a cabeça do fémur e o quadril, causado por um ligamento flácido e que provoca dores ou problemas ao andar. O diagnóstico de uma criança com luxação do quadril começa em casa – os pais devem reparar alguns dos hábitos que indicam a existência de alguma complicação desse tipo, por exemplo, quando a criança senta em uma posição de “W”.
É muito importante que todo transtorno ortopédico nas crianças seja tratado e acompanhado por um profissional da saúde capacitado especialmente para esses casos.