Geralmente, quando ocorre algum incidente em que a saúde de alguém está em risco, muitas pessoas não sabem como agir. Dependendo do tipo de urgência, a forma em que se deve atuar varia. No caso de uma relacionada à área ortopédica, existem alguns cuidados específicos a serem tomados. Sempre é bom estar preparado para auxiliar quem o necessita e entender realmente o que precisa ser feito, já que nunca se sabe quando possa acontecer alguma urgência.

Uma das maiores dificuldades que surgem na hora de um acidente é o fato de as pessoas ao redor daquela afetada ficarem incapacitadas de ajudar porque surge a ansiedade, o pânico ou até a disfunção orgânica, ou seja, tremores, desmaios e outros. Mas também há casos em que a pessoa quer ajudar e não segue os passos certos de primeiros socorros, então acaba piorando a problema.

O Dr. Renato Bastos, médico na Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, aponta o plano de ação como a chave para fazer um atendimento de sucesso. “Conhecer o passo a passo dos primeiros socorros é essencial, e tendo um plano de ação claro tudo fica mais fácil. Manter uma atitude positiva e ser preciso em cada movimento faz parte de um bom auxilio, já que cada detalhe conta para que o alívio da dor seja feito o mais rápido possível”.

Passo a passo

Verifique

Uma urgência ortopédica pode se apresentar de diversas maneiras, uma delas é como fratura óssea. Nem sempre ela vai ser exposta, então é importante verificar e identificar a lesão para determinar se realmente há uma fratura. Para isso, primeiro se faz uma avaliação visual, mas sempre evitando o contato para não incrementar a dor.

Solicite ajuda

Assim que for identificada a lesão, o atendimento médico deve ser solicitado para que o correto tratamento possa ser feito. Um especialista vai poder auxiliar com os equipamentos adequados e conhecimento mais profundo.

Cuide e monitore>/h3>

Enquanto você espera pela chegada da ajuda médica, é preciso que sejam colocadas em prática ações de primeiros socorros caso sejam necessárias. Por exemplo, se houver sangramento proveniente da ferida, será necessário fazer pressão no lado oposto ao ferimento para detê-lo. Mas fique atento, segundo o Dr. Renato, nem sempre é indicado movimentar a vítima. “Quando há a suspeita de lesão na coluna, a melhor opção é esperar o atendimento dos especialistas por ser uma área muito delicada. Algum movimento malfeito pode afetar gravemente a pessoa”. O recomendado é monitorá-la e registrar qualquer mudança no estado.

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

Entenda a dermatite atópica