O exame de colonoscopia é um exame que permite visualização do reto, cólon e íleo, por meio de fotografias ou imagens, já que na ponta do tubo há uma microcâmera que permite a visualização. É inócuo e indolor e serve para verificar a presença de sangramentos, retirada de pólipos, retirada de mucosas para realização de biópsias. Ou seja, é um exame que ajuda entre outras questões na prevenção e detecção do câncer de intestino de maneira precoce.
O procedimento é realizado com sedação, sendo o paciente colocado sobre o seu lado esquerdo, aonde é introduzido via ânus, de maneira cuidadosa, o tubo com a câmera para a realização do exame. Normalmente ele é pedido pelo médico quando o paciente possui:

  • presença de sangramento retal;
  • prisão de ventre ou diarreias recorrentes não identificadas;
  • suspeita de inflamação, pólipo ou cânceres, neoplasias, diverticulites e outros problemas;
  • dores abdominais constantes.

Como é a preparação para o exame

Para a realização do exame de colonoscopia, é preciso estar com o intestino livre de fezes e resíduos, ou seja, exige uma dieta líquida de 24 horas. O uso de laxativos e manitol é, em diversos casos, usado para a limpeza total do local onde será executado o procedimento. Durante o procedimento, são injetados porções de ar que podem provocar algumas cólicas. O grande diferencial é que a colonoscopia não exige internação e tem duração média de 30 minutos, sendo importante a ida de acompanhantes para auxílio no retorno, já que a sedação demora um pouco a ser revertida. Dirigir, nessas condições, é altamente contraindicado.

O procedimento, apesar de muito usado e eficaz, envolve os riscos inerentes a qualquer evento médico. E, como tal, deve ser executado por profissionais capacitados e que tragam consigo precisão e conhecimento.
As informações foram fornecidas pelo médico Sidney Gonçalves da clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, iDigestivo.