Você já parou pra imaginar que o pavimento de uma estrada poderia ajudar muito mais a guiar os motoristas de maneira prática do que ajuda atualmente? Seja na delimitação de áreas de tráfego exclusivo ou até mesmo na iluminação, tudo pode ser melhorado a partir de uma novidade ainda relativamente desconhecida, que é o selante asfáltico em cores.

Asfalto colorido
Desde a identificação de pontos com obstáculos, que poderiam ser vistos com antecedência, até a marcação de pontos de ultrapassagem mais claros, as cores ajudam o motorista a lidar com as diversas situações que a estrada produz de maneira mais intuitiva e segura. Por exemplo, se o asfalto num trecho de extrema periculosidade, o chão fosse vermelho, isso poderia mudar a reduzir a freuência ou eliminar a possibilidade de acidentes. As cores ajudariam a inibir, o comportamento agressivo na direção uma das principais causas de acidentes.

Asfalto Branco é uma opção para melhoria da iluminação noturna

Outro benefício da aplicação do asfalto colorido é a aplicação do selante branco em rodovias aonde não há iluminação pública. A cor branca tem a capacidade de refletir muito mais luz, devido a uma característica chamada índice de albedo, que é a capacidade reflexiva de determinada superfície. Ao cair da noite, os faróis projetados em uma superfície branca teriam maior eficiência, aumentando a capacidade de iluminação e evitando acidentes por falta de contato visual com objetos.
Além de tudo, a superfície branca tem a capacidade de reter menos calor durante o dia, o que ajuda o meio ambiente quanto aos índices de aquecimento da superfície.

Selante colorido retira tinta da pista e aumenta a segurança

Outro poder de melhoria que tem o selante colorido é em relação ao seu uso em detrimento de tintas. As tintas que recobrem as pistas para a sinalização, em contato com o solo molhado, transforam-na em um verdadeiro sabão, diminuindo o atrito e reduzindo a aderência. O uso de selante é uma proteção que aumenta a segurança. O especialista em asfalto e selantes, Gregory Mâitre da Betuseal, empresa de selante asfáltico que detém com exclusividade o selante colorido, fala sobre as características do produto “ele é um selante com capacidade e eficiência superior ao tradicional. Os asfaltos coloridos são mais resistentes e tem a mesma capacidade de operação de um convencional. Ou seja, não se perde aderência, nem qualquer propriedade em relação ao tradicional”, afirma.
A tecnologia já vem sendo aplicada e faz enorme sucesso, principalmente pela transformação visual conferida sobre o local aplicado, melhorando o aspecto e dando vida ao pavimento que antes era sem cor.