natacao-colunaA natação é um esporte que possui diversas características importantes. Além de proporcionar um alto gasto calórico, que ajuda na perda de peso, fator importante para aliviar os esforços na coluna, o esporte tem pouco impacto, já que a água atenua o estresse dos movimentos.
Entretanto, não há como recomendar a natação para todo caso de problema postural, perda de peso e outras doenças de coluna, sem conhecer o histórico ou mesmo entendendo como cada tipo de nado pode significar para a coluna num todo. A natação em um todo tem a característica de alongar a coluna e não causar grandes traumas.
Mas, no âmbito geral, a prática significa um equilíbrio maior para o corpo. Os nados crawl e costas são os que mais ajudam a coluna a se manter livre de dores, ajudando a aliviar a pressão nos discos vertebrais. Nessas modalidades, os braços concentram a força e a coluna se mantém alinhada e sem grandes esforços.
O Dr. Renatos Bastos, ortopedista da Orto Center, da clínica de ortopedia em Jacarepaguá, fala sobre a importância do médico na indicação do exercício: “A natação tem muito mais benefícios do que contraindicações. Entretanto, é preciso entender qual é o problema do paciente para que não haja um possível agravamento do problema”, completa.

 

Com indicação médica, a prática de exercício físico ajuda na recuperação de problemas

Conforme já mencionado, a prática de exercícios deve ser constante e não deve ser levada com algo secundário. Entretanto, se a pessoa tem algum problema de ordem ortopédica, a avaliação do médico é fundamental e, assim, evitar agravamento de problemas. A atividade física com indicação é recomenda e ajuda a recuperação de diversos problemas. Portanto, antes de iniciar-se em alguma atividade, procure a orientação de um profissional. É importante não omitir dores e históricos de doença. Isso fará toda a diferença.

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.