Com o Inglês afiado, sabemos que as portas se abrem e os sonhos atravessam qualquer fronteira. Isso sem falar das vantagens de se tornar um cidadão mais consciente e preparado para novos desafios na área acadêmica e, consequentemente, no mercado de trabalho.
O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), referência na aplicação do aprendizado em línguas estrangeiras e única escola reconhecida pela Embaixada Americana, fornece algumas dicas essenciais para quem busca dominar o Inglês. Separamos algumas para você começar desde já:
1 – Assista a seriados e filmes legendados em Inglês
No início, talvez você irá pensar que não entenderá nada, mas o importante é prestar atenção no contexto e não se prender a detalhes, tente absorver a história de um modo geral. Caso você já acompanha algum seriado, é o momento de excluir as legendas em Português, em situações que já saiba os diálogos, pratique a relação pronúncia e escrita legendados em inglês.
2 – Crie o hábito de praticar leituras em Inglês
Da mesma forma que assistir a filmes em inglês, a leitura não só ajuda a ampliar seu vocabulário, como também a aprender, de forma natural, pontuação, gramática e expressões. Faça a escolha por leituras populares e bestsellers, pois histórias simples são mais rápidas e motivadoras.
3 – Traduza artigos e reportagens
Entre no mundo de jornais importantes, como The New York Times, e leia sobre algum tema que lhe pareça interessante.
4 – Cante em voz alta
Pode ser no seu quarto, banheiro ou Karaokê, com isso estará praticando a sua pronúncia.
5 – Cozinhe
Para quem gosta de se atrever na cozinha, aproveite o momento para aprender nomes que possam lhe ser úteis, como bata frita, alface, bife, frango, entre outros. Comece também a conjugar os verbos na língua inglesa, fritar, assar e assim por diante.
Para chegar mais longe
No final das contas, a maior dica de todas é estudar e praticar sempre! Sem estudos e bastante treino não existirá milagre, tenha isso em mente, certamente o modo mais efetivo de melhorar o seu Inglês é escrever, ler e ouvir muito, o máximo que puder.
Fonte: Jornalismo Colaborativo / ICBEU SJC